A Alstom comissionou a Knorr-Bremse para equipar os novos trens suíços de alta velocidade com sistemas de freio, que serão gerenciados pela última evolução do sistema de controle de freios CubeControl. Gerações anteriores da tecnologia já estão instaladas em metrôs e em trens regionais e de alta velocidade da Alstom; agora a nova geração fará parte de outro grande projeto. As entregas começarão em 2024 e estão previstas para acontecer até 2028. Para a Knorr-Bremse, o valor do pedido está na faixa inferior de dois dígitos de milhões de euros.
O Dr. Jürgen Wilder, Membro do Conselho Executivo da Knorr-Bremse AG e Responsável pela divisão de Sistemas de Veículos Ferroviários, disse “Como fornecedor chave, nossa missão é oferecer soluções inovadoras e líderes de mercado para a indústria ferroviária. Com nosso novo CubeControl, nós desenvolvemos outra tecnologia de alta qualidade que irá ajudar nossos clientes a deixar a mobilidade ferroviária ainda mais segura, mais eficiente e mais confiável. Para nós, o pedido da Alstom é um marco importante para trazer esse produto de próxima geração para o mercado.”
“Depois de um desenvolvimento intensivo, com nosso novo CubeControl estamos lançando uma plataforma que interconecta elementos chave de sistemas de freio de trens de forma ainda mais inteligente,” adiciona Dr. Nicolas Lange, Presidente do Conselho de Administração dos Sistemas de Freios Ferroviários da Knorr-Bremse. “a alta qualidade, flexibilidade e fácil manutenção do CubeControl, em conjunto com o fato de que é escalável para caber em todos os tipos de trens de passageiros, o transforma em uma solução altamente atrativa para os nossos clientes. Com a mudança para a mobilidade ferroviária ganhando tração, o CubeControl pode ajudar a otimizar fluxos de tráfego e melhorar o tempo de atividade, eficiência e pontualidade em redes ferroviárias.”
O CubeControl agora integra os componentes de sistemas de freio de trens de forma ainda mais inteligente. As interações complexas entre, por exemplo, eletropneumática, mecatrônica, software inteligente e dados foram aprimorados e otimizados. Isso torna possível melhorar ainda mais a performance de freios e dinâmicas de freios e, por exemplo, evitar atrasos mais proativamente. O novo CubeControl também irá ajudar a habilitar inovações como Distância de Frenagem Reproduzível (RBD, em sua sigla em inglês), que a Knorr-Bremse está visando lançar em 2024. A RBD irá deixar distâncias de frenagem ainda mais previsíveis e confiáveis, ajudando a reduzir o intervalo entre trens para que mais trens possam viajar nos trilhos existentes – criando outro aumento na capacidade de transportação.
O pedido da Alstom inclui não apenas o CubeControl, mas também equipamento de truque ferroviário e unidades de fornecimento de ar comprimido para os sistemas de freio. A Knorr-Bremse também irá fornecer sistemas de lavagem de limpadores altamente eficientes para os para-brisas da cabine do motorista, eletrônicos de potência para gerenciamento eficiente de energia a bordo e sistemas de entrada de alta qualidade fabricados pela IFE.