Knorr-Bremse vence o 41º Prêmio KS de Energia e Meio Ambiente

 

Foto: Divulgação Knorr-Bremse

A Knorr-Bremse, líder global de mercado em sistemas de freio e fornecedora líder de outros sistemas para veículos ferroviários e comerciais, recebeu hoje o 41º Prêmio KS de Energia e Meio Ambiente, na categoria “Tecnologia Veicular”, concedido pela associação automobilística Automobilclub KS e.V., em reconhecimento ao sistema de redução de torque de freio desenvolvido pelo fabricante.

Como uma empresa global de sucesso na indústria da mobilidade, a Knorr-Bremse desenvolve soluções para um transporte seguro, eficiente e sustentável. A sustentabilidade é uma parte integrante da identidade corporativa da Knorr-Bremse, firmemente incorporada à estratégia corporativa da empresa e respaldada por objetivos claros. A Knorr-Bremse está desenvolvendo sistematicamente suas atividades de sustentabilidade nas três áreas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) – em particular, por meio da abordagem EcoDesign da empresa para aprimorar os principais aspectos de sustentabilidade dos produtos ao longo de seus ciclos de vida.

O Active Caliper Release (ACR) é uma das soluções pioneiras da Knorr-Bremse. O ACR utiliza um sistema com mola para soltar a pastilha de freio do disco de freio e recentralizar a pinça, reduzindo o consumo de combustível em até um por cento e diminuindo o desgaste das pastilhas de freio.

No entanto, o sistema de redução de torque de freio, que foi introduzido no mercado de equipamento original como uma solução ACR em 2021, não se concentra apenas em novos modelos de freio a disco. No futuro, será possível instalar um sistema de redução de torque de freio comparável em qualquer sistema de freio padrão da Knorr-Bremse atualmente disponível no mercado.

Bernd Spies, membro do Conselho Executivo da Knorr-Bremse AG e responsável pela Divisão de Veículos Comerciais, está encantado: “É claro que nos dá um prazer especial vencer o 41º Prêmio KS de Energia e Meio Ambiente. Desde o início, temos desenvolvido soluções inovadoras na Knorr-Bremse, com funcionalidade superior, eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, gerando valor agregado para nossos clientes. Nosso sistema de redução de torque de freio já está ajudando a reduzir o consumo de combustível em aplicações de transporte urbano e de longa distância em até um por cento.”

Wolfgang Krinner, membro do Conselho de Administração da Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH, acrescenta que: “Receber este prêmio do Automobilclub KS e.V. é mais um reconhecimento de nossa liderança em tecnologia e inovação. Nosso sistema ACR para redução de torque de freio tem como objetivo melhorar a eficiência energética e reduzir ainda mais a pegada ambiental dos veículos, independentemente da tecnologia de acionamento utilizada.”

Sob o patrocínio do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK, na sigla em alemão), o Automobilclub KS e.V. tem concedido o Prêmio KS de Energia e Meio Ambiente anualmente há mais de 40 anos, em reconhecimento a desenvolvimentos pioneiros que ajudam a reduzir o consumo de energia e recursos no setor de mobilidade e abrem caminho para um transporte ecologicamente correto. A associação também concede um prêmio em dinheiro no valor de 5.000 euros ao vencedor de cada categoria (Tecnologia Veicular / Sistemas de Mobilidade). A Knorr-Bremse está doando os ganhos deste ano para a DEIN MÜNCHEN (“SEU MUNIQUE”), uma organização independente e sem fins lucrativos que trabalha para criar condições equitativas para jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.

Anteriormente, em setembro de 2022, o sistema de redução de torque de freio da Knorr-Bremse foi o vencedor do Prêmio de Inovação da Automechanika Frankfurt, na categoria “Peças e Tecnologias Inovadoras”.