KOSTAL substitui embalagens tradicionais por biodegradáveis a base de fibras de celulose

Foto: Divulgação KOSTAL

A KOSTAL, fabricadora de componentes eletrônicos, eletromecânicos e mecatrônicos para a indústria automotiva, alterou suas tradicionais embalagens prateadas e azuis para dar espaço a caixas de papel Kraft. As caixas são feitas a partir de fibras recicladas sendo uma opção mais sustentável.

O processo de produção dessas caixas é notável, pois as fibras de celulose, provenientes da polpa de madeira, conferem-lhes uma qualidade macia e flexível, mantendo ao mesmo tempo grande resistência. Se descartadas corretamente nos pontos de reciclagem, essas embalagens degradam-se em apenas 60 dias, minimizando qualquer impacto negativo no meio ambiente. Além disso, quando misturadas a outros itens orgânicos, as caixas funcionam como adubo.

Não só o material, mas a tinta utilizada na impressão da embalagem é igualmente eco-friendly. A tinta ecológica Huber Green é produzida a partir de matérias-primas renováveis e biodegradáveis, emitindo menos componentes orgânicos voláteis (VOC) na atmosfera.

A validação da abordagem sustentável da KOSTAL é reforçada pelo selo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) presente nas embalagens. Este selo atesta que as matérias-primas, sejam elas de madeira ou não, são provenientes de florestas manejadas de forma legal e responsável, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos.

No contexto mais amplo da indústria automobilística global, a KOSTAL está alinhada com as práticas ESG, priorizando a reutilização de materiais, descarbonização, economia circular, logística reversa, eficiência energética e tratamento de efluentes.