KPMG: cliente, ESG, tecnologia e fusões são prioridades do setor de lazer

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O estudo “Perspectivas globais do setor de lazer 2023” realizado pela KPMG definiu as quatro áreas críticas que exigem atenção redobrada da indústria neste momento. O levantamento apontou que foco no cliente, práticas de meio ambiente, social e de governança (da sigla em inglês, ESG), tecnologia e fusões e aquisições são os principais fatores que vão impactar a área no país até o final do ano. O estudo explorou ainda o cenário em evolução e mostrou como ele está se reerguendo e redefinindo prioridades.

Na edição anterior, realizada em 2019, o estudo havia abordado as melhorias possibilitadas pela tecnologia na jornada e na experiência do cliente, bem como as consequências do Brexit;

“Um ano depois, ocorreu a pandemia de covid-19, o que perturbou a indústria global de lazer com uma intensidade provavelmente maior do que a enfrentada por qualquer outro setor. Hoje o cenário é outro. Aqui no Brasil, os destinos nacionais têm sido favorecidos como preferidos pelos viajantes, com destaque para as cidades do Nordeste que são as mais populares, mas São Paulo e Rio de Janeiro também sobressaem. São números que empolgam as redes hoteleiras e demais serviços relacionados ao turismo em todo o País”, diz o Sócio-Líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

• Foco no cliente: é essencial descobrir o que é motivador para os clientes e de que maneiras eles podem ser fidelizados. É importante entender que o valor não se limita a preço e experiência, ele também diz respeito ao propósito do cliente.

• ESG: acompanhar como os provedores de serviços em lazer estão se envolvendo com essa pauta e como reduzir os impactos socioambientais das suas atividades, fazendo uma diferença positiva.

• Tecnologia: a tecnologia está reinventando o lazer; realidade virtual, realidade estendida e metaverso estão alimentando o desejo dos clientes por experiências de lazer mais inovadoras e envolventes.

• Fusões e Aquisições: a pandemia foi devastadora, mas um setor resiliente emergiu e os novos valores dos clientes estão moldando as decisões de investimento.

“As prospecções são de uma personalização maior, devido uma análise de dados do comportamento, com a intenção de oferecer uma experiência diferenciada de ofertas aos clientes, visando sempre em mente como prioridade as questões de ESG. Estratégias de descarbonização se integrarão a tudo o que envolve o setor que se esforça para reduzir o carbono e contribuir para um mundo mais limpo e verde e uma sociedade melhor para todos”, finaliza o sócio.

Para mais informações e verificar o estudo completo acesse: Global Leisure Perspectives 2023 – KPMG United Kingdom.