Krones fornece solução completa em linha asséptica para a Vinícola Panizzon

Foto: Divulgação Krones

Com a crescente busca dos consumidores por bebidas mais saudáveis e sem a adição de conservantes, uma tecnologia tem ganhado cada vez mais destaque no mercado: o envase asséptico em garrafas PET. Esta solução ilustra mais um case de sucesso da Krones no Brasil, com o fornecimento de uma linha asséptica completa para a Vinícola Panizzon, com sede na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Fundada em 1960, a Panizzon é hoje uma das maiores empresas do País no setor de bebidas.

A instalação desta nova linha teve início no começo de 2021; o start da produção ocorreu em dezembro do mesmo ano. A Krones cuidou de todo o projeto da linha asséptica para a vinícola gaúcha. “A palavra que define a parceria entre Krones e Panizzon é confiança. Saber que podemos contar com uma empresa que entende e atende às necessidades dos clientes do início ao fim do processo de aquisição de uma linha é muito importante”, afirma Filipe Panizzon, responsável pela área de Marketing da Vinícola Panizzon.

Segundo Ayrton Irokawa, gerente comercial da Krones do Brasil, a oferta de soluções completas otimiza a instalação de uma linha produtiva, com mais segurança aos clientes. “A Krones tem o compromisso de entender a necessidade do cliente desde a ideia inicial de seu projeto, com desenvolvimento de embalagens e soluções customizadas de acordo com as demandas do mercado, seja para tecnologias de processos em produção de bebidas e envase. Foi assim com a Panizzon, uma empresa de sucesso e que valoriza o investimento em alta tecnologia. É muito gratificante trabalhar com uma empresa familiar que está buscando aprimorar cada vez mais o seu negócio e fazer parte desta história”, destaca Ayrton Irokawa. “A Krones não é apenas uma fabricante de máquinas; é uma fornecedora de soluções integrais.”

O destaque da linha asséptica da Panizzon é a Contipure AseptBloc DA, um bloco que integra uma sopradora Contiform 3 Pro e uma enchedora asséptica Modulfill VFJ, com sistema de esterilização da preforma, assegurando que a assepsia seja mantida em todas as etapas da linha de produção. Um dos diferenciais do projeto foi o fornecimento do Flash Pasteurizador e Homogeneizador Krones. A linha também foi contemplada com o sistema DynaBloc, que consiste em uma rotuladora e uma embaladora, para a otimização de espaço no layout da planta da Panizzon.

A parceria firmada entre Krones e Panizzon também priorizou soluções sustentáveis, como a otimização do consumo de energia e ar no processo de sopro, seguindo critérios do enviro, o programa de Sustentabilidade da Krones. Nenhuma água é consumida durante todo o sistema de assepsia, afinal a esterilização da preforma é feita por meio de peróxido de hidrogênio (H2O2) no estado gasoso. Isso aumenta a segurança microbiológica e reduz custos. A Contipure Asept BlocDA permite ainda o desenvolvimento de garrafas mais leves, com o uso da menor quantidade de resina PET possível, pois a esterilização das preformas não causa encolhimento.

A linha asséptica da Panizzon possui rendimento máximo de 18.400 garrafas por hora, operando com o volume de 300 ml, para diferentes produtos, como sucos e chás de diversos sabores, além de vinho em embalagem PET. “O setor de bebidas vem passando por uma crise de frascos de vidro, com a falta de oferta do vasilhame. Em 2019, iniciamos a busca por uma nova linha de envase na qual pudéssemos distribuir nossos produtos com qualidade sem ficarmos presos à embalagem de vidro. Foi aí que encontramos a Krones, que nos ofereceu uma linha de envase que atendeu às nossas expectativas de eficiência e qualidade de produto em embalagens PET. Estamos satisfeitos com os equipamentos fornecidos pela Krones”, ressalta Filipe Panizzon.