Krones inova com a Contiform 3 BigBottle para produzir garrafas PET de até 8 litros

Foto: Divulgação Krones

A mais famosa família de sopradoras da Krones ganhou uma nova integrante. É a Contiform 3 BigBottle, capaz de produzir garrafas PET de até 8 litros com alto rendimento. Com suas 10 a 14 cavidades, a máquina chega a soprar de 10.000 a 16.800 garrafas por hora. Há atualmente uma grande demanda por embalagens grandes para uso doméstico, sobretudo no mercado de água mineral, uma solução mais ecológica e econômica para fabricantes e consumidores.

Com o desenvolvimento da Contiform 3 para garrafas de maior volume, a Krones preenche uma lacuna que havia em seu portfólio para máquinas de sopro. O novo modelo também pode processar formatos menores, a partir de 2 litros, o que o torna bastante flexível. A máquina atende à necessidade de muitos consumidores ao redor do mundo por água potável, sendo a bebida envasada uma alternativa confiável à água recebida pelas redes de abastecimento das cidades. A garrafa maior, além de ser mais prática ao consumidor, permite o uso de menos material plástico por litro de água, uma opção mais sustentável.

Em relação às dimensões dos recipientes, é possível uma altura líquida máxima de 380 milímetros e um diâmetro máximo de 190 milímetros. As dimensões das preformas vão até um comprimento líquido de 170 milímetros, a 23 milímetros de altura da boca e a 53 milímetros de diâmetro do anel de suporte.

Os engarrafadores que desejarem operar em uma faixa de desempenho inferior na produção de garrafas de grandes volumes encontram na Kosme a tecnologia adequada como antes: com 4, 6 ou 8 cavidades, as máquinas da subsidiária da Krones produzem embalagens de até 8 litros de volume. Máquinas lineares para recipientes de até 30 litros complementam o portfólio. Para rendimentos mais elevados, agora a possibilidade é trabalhar com a Contiform 3 BigBottle.

O que as máquinas de sopro da Krones e Kosme têm em comum é o fato de elas serem ideais para processar PET reciclado e poderem ser conectadas em sistema de bloco a outras máquinas. A primeira Contiform 3 BigBottle vendida pela Krones, por exemplo, não saiu da fábrica da empresa na Alemanha sozinha: a sopradora foi enviada para a China como parte de um bloco com uma enchedora.