A Krones concluiu o mais recente processo de avaliação de sustentabilidade da EcoVadis com uma medalha de ouro. A empresa obteve uma classificação total de 72 pontos em um máximo possível de 100. A Krones ficou, dessa forma, entre as 5% principais empresas do seu setor.
A EcoVadis é uma agência de classificação francesa que examina e avalia mais de 100.000 empresas anualmente quanto ao seu desempenho em sustentabilidade. Os resultados são documentados numa plataforma online e disponibilizados aos parceiros de negócio da respectiva empresa, entre outros públicos. Muitos clientes da Krones, especialmente clientes estratégicos, tomam suas decisões a favor ou contra um fornecedor com base, entre outras coisas, na avaliação da EcoVadis. Por esta razão, a Krones está envolvida nesta qualificação há muitos anos.
“Esta posição no ranking da EcoVadis é um sinal importante para todos os nossos acionistas: com a nossa estratégia ESG, estamos cada vez mais perto de alcançar os nossos ambiciosos objetivos no domínio da sustentabilidade”, afirma o Diretor de Sustentabilidade Corporativa da Krones, Peter Steger, que ficou entusiasmado ao comparar os resultados atuais com os dos últimos anos, em que a empresa conseguiu conquistar a medalha de prata duas vezes consecutivas.
A avaliação da EcoVadis está dividida em quatro áreas: Meio ambiente, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Ética, e Aquisições Sustentáveis. A Krones registrou a melhoria mais notável em relação ao ano passado nos critérios Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, e Ética, em que a sua classificação subiu de 60 para 80 pontos.
Há várias décadas a Krones trabalha para melhorar a sustentabilidade em seus processos operacionais e em sua governança. Um ano-chave foi 2010, quando lançou seu programa enviro com uma linha de produtos sustentáveis, mas a empresa já havia publicado seus primeiros relatórios sobre Responsabilidade Social Corporativa alguns anos antes. A nova avaliação com a medalha de ouro é resultado do trabalho constante de otimização dos processos e medidas existentes e da elaboração de relatórios baseados nos padrões da iniciativa GRI, bem como dos esforços de aplicação dos critérios de governança corporativa ESG.
“Se levamos a sustentabilidade a sério, devemos incluir todas as unidades que compõem o nosso grupo empresarial nos nossos esforços para alcançá-la. A Krones é uma companhia muito complexa, o que configurou um grande desafio desde o início”, lembra Peter Steger. “Por esta razão, nos últimos anos, temos colaborado intensamente com todas as áreas relacionadas com critérios ESG, bem como com coordenadores internacionais, para estabelecer um conjunto comum de normas, requisitos e processos de controle em todo o grupo.”
Na avaliação de Martina Birk, responsável pela área de Sustentabilidade da Krones, a medalha de ouro recebida da EcoVadis é o resultado de um grande trabalho em equipe. “É o esforço e o comprometimento de todas as divisões da Krones envolvidas com sustentabilidade, desde a Gestão Ambiental e Energética até a Gestão de Recursos Humanos, Conformidade Regulatória, Proteção de Dados, Compras e Áreas Comerciais relacionadas aos nossos produtos tecnológicos”, destaca.