LANXESS desenvolve grade de plástico com alto desempenho para produção de caixas de bateria de veículos elétricos

Foto: Divulgação Lanxess

A empresa de especialidades químicas LANXESS e a especialista coreana em peças automotivas INFAC desenvolveram em conjunto uma caixa de módulo de bateria para veículos elétricos (EVs).

A caixa usa o Durethan BKV30FN04 da LANXESS para atender aos rigorosos requisitos de propriedade mecânica e química para os componentes EV mais recentes. A poliamida 6 (PA6) livre de halogênio, retardante a chama e reforçada com fibra de vidro é caracterizada por suas excelentes propriedades elétricas e que previnem focos de incêndios. O material é de fácil processabilidade e permite a integração das complexas funções necessárias para os componentes do alojamento, resultando em um menor número de peças, e em um processo de montagem simplificado, assim como em menor peso.

O novo modelo de invólucro de bateria foi adotado para a produção em série de carros elétricos (EV) lançados neste ano por uma empresa coreana, montadora de veículos. “O sucesso na produção em massa de invólucros de bateria demonstra a excelência da linha Durethan da LANXESS em baterias EV, na qual a tecnologia e a segurança são de extrema importância. Nossos plásticos de alto desempenho trarão uma contribuição significativa para os mercados de EV e baterias”, disse Milan Vignjevic, chefe da unidade de negócios High Performance Materials (HPM) da LANXESS na Ásia.

Plásticos retardantes de chama com excelentes características mecânicas e elétricas

Para o compartimento do módulo de bateria, a absorção de choque e o gerenciamento térmico são essenciais para proteger a bateria de choques externos. O Durethan BKV30FN04 não é apenas mecanicamente robusto, mas também possui isolamento de alta tensão, resistente a até 800 V, bloqueando efetivamente a corrente de alta tensão. Com fortes propriedades antichamas, o material evita ou retarda a propagação das chamas em caso de incêndio. A durabilidade do Durethan BKV30FN04 reforçado com fibra de vidro a cargas mecânicas é superior a PA6 sem carga

Além disso, o material mantém excelente resistência e rigidez quando em contato com eletrólitos ou líquidos de resfriamento, e possui resistência química para suprimir danos induzidos quimicamente.

“Materiais de alta qualidade, conhecimento técnico e serviços de engenharia customizados da LANXESS nos permitiram acelerar nosso desenvolvimento. Isso ajudou a solidificar nossa posição no mercado de peças de bateria EV em rápida evolução “, disse Gyuso Lee, Head de compras e desenvolvimento da empresa coreana INFAC.
Os plásticos de engenharia da LANXESS podem ser aplicados a uma ampla gama de componentes de bateria, incluindo tampas de bateria, conectores de alta tensão, suportes de cabos e tubos do sistema de resfriamento de célula de bateria, bem como para peças para veículos com células de combustível de hidrogênio, como tanques de armazenamento de hidrogênio. Ele também pode substituir metais em vários componentes, permitindo um design leve. Permite ainda que sejam produzidos vários componentes funcionais em um processo único, devendo ser um impulsionador do crescimento contínuo da demanda no mercado de mobilidade da próxima geração, no qual uma série de tecnologias e componentes entra em jogo.

Já Sanghun Han, Head de HPM na Coreia, afirma: “A LANXESS tem cooperado de maneira muito próxima com os principais fabricantes automotivos globais, incluindo da Coreia. É por isso que fomos capazes de identificar as tendências e os desafios da e-mobilidade em um estágio inicial e participar de vários projetos de desenvolvimento de EV e baterias. Com histórias de sucesso acumuladas com nossos clientes, estamos nos estabelecendo como um parceiro material chave na nova mobilidade elétrica”