LANXESS desenvolve amostras gratuitas de concreto colorido para impressoras 3D

Foto: Divulgação LANXESS

A LANXESS presta serviço de assistência técnica aos seus clientes na adição de cor em seus projetos de construção impressos em 3D. A empresa de especialidades químicas desenvolveu um kit de amostras com algumas das cores que podem ser obtidas na manufatura aditiva. O kit contém 26 cores diferentes de amostras em concreto, coloridas com os pigmentos inorgânicos da reconhecida marca Bayferrox, que apresentam constância de cor e alta resistência às intempéries. Eles podem ser usados ​​para adicionar cor de maneira segura a estruturas de concreto impressas em 3D, proporcionando aos usuários dessa tecnologia altamente promissora e econômica ainda mais liberdade de design em projetos grandes e pequenos. Os fabricantes de impressoras 3D de construção podem solicitar gratuitamente esse kit de amostras em 3d.bayferrox.com.

A impressão 3D em concreto é um método de fabricação que só recentemente fez incursões na indústria da construção. Inúmeras universidades em todo o mundo estabeleceram áreas de pesquisa especiais para manufatura aditiva na indústria da construção. A tecnologia já está sendo usada na prática, com a primeira casa impressa em 3D na Alemanha construída no final de 2020, enquanto alguns países como Holanda, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos já construíram conjuntos residenciais inteiros com tecnologia de impressão 3D.

A manufatura aditiva utiliza tecnologia de ponta para produção automatizada, permite uma variedade extremamente ampla de formas e é extremamente econômica em termos de consumo de material mesmo em projetos de pequeno volume. O princípio subjacente ao processo de construção de componentes é que o concreto é aplicado apenas onde é necessário, o que garante que os materiais de construção sejam usados ​​no volume adequado e que abre possibilidades de design totalmente novas.

A argamassa de cimento ou concreto adequado para impressão 3D passa por um bico para formar camadas de alguns centímetros de espessura sem a necessidade de cofragem. “Isso ajuda a agilizar os processos de construção – afinal, em um canteiro de obras, tempo é dinheiro. Podemos ver que a impressão 3D na construção está se tornando cada vez mais difundida em muitos segmentos e uma tecnologia crucial na indústria de construção”, disse Oliver Fleschentraeger, Gerente de Segmento do Mercado de Construção na unidade de Pigmentos Inorgânicos da LANXESS.