LANXESS e Covestro atuam em conjunto para produzir matérias-primas mais sustentáveis

Fonte: Divulgação LANXESS

Para tornar sua produção mais amigável em relação à questão climática, as empresas químicas LANXESS e Covestro estão cooperando na fabricação de produtos químicos básicos que requerem uso intensivo de energia, em suas unidades localizadas no Baixo Reno, na Alemanha. A LANXESS obtém cloro, soda cáustica e hidrogênio das instalações da Covestro em Leverkusen e Krefeld-Uerdingen, que são certificadas pelo ISCC PLUS. A Covestro está fabricando cerca de um terço do volume de produtos que fornece à LANXESS usando energia hidrelétrica com garantias de origem.

“A Covestro busca o objetivo de converter completamente sua produção, passando a usar eletricidade de fontes renováveis, dentro de seu caminho para alcançar a neutralidade climática operacional em 2035”, diz o Dr. Klaus Schäfer, Diretor de Tecnologia da Covestro. “Um foco particular é a produção intensiva de energia, a partir de matérias-primas básicas. Em cooperação com a LANXESS, em nossas plantas de eletrólise na Renânia do Norte-Vestfália (região da Alemanha), usamos energia de maneira proporcional, o que nos permite reduzir nossas emissões em até 120.000 toneladas métricas de CO2 por ano.”

“O projeto com a Covestro é um importante alicerce para tornar toda a nossa cadeia de valor neutra em termos climáticos. Ao adquirir matérias-primas com uma pegada de carbono reduzida para fabricar nossos produtos, poderemos diminuir nossas emissões indiretas em até 120.000 toneladas métricas de equivalentes de CO2 por ano”, afirma o Dr. Hubert Fink, membro do Conselho de Administração da LANXESS. Com sua Iniciativa Cadeia de Valor Zero Líquido, a empresa de especialidades químicas planeja eliminar as emissões de Escopo 3 dentro de sua cadeia de suprimentos até 2050. Isso inclui emissões indiretas, como a das matérias-primas adquiridas, e também logística e descarte. Para as emissões de Escopos 1 e 2, a empresa pretende ser neutra em termos climáticos até 2040. “Com esse programa, estamos dando o próximo passo em direção a um portfólio de produtos neutros em termos climáticos e também apoiamos nossos clientes, que estão, cada vez mais, procurando soluções sustentáveis”, diz Fink.

Cloro, soda cáustica e hidrogênio são básicos para muitos produtos na indústria química. No entanto, sua produção é muito intensiva em energia. A LANXESS utiliza as matérias-primas fornecidas pela Covestro, por exemplo, para produtos utilizados nas indústrias alimentícia e agrícola.

A Covestro produz as três matérias-primas básicas em suas unidades da Renânia do Norte-Vestfália, em Leverkusen, Krefeld-Uerdingen e Dormagen. As duas primeiras já foram certificadas para o padrão ISCC PLUS, reconhecido internacionalmente para a produção de cloro, insumo estratégico, e isso também está sendo planejado para ser alcançado também pela unidade de Dormagen em um futuro próximo. A correta alocação da energia elétrica para a fabricação dos produtos é assegurada por meio dessa certificação, e o uso das energias renováveis é comprovado por certificados de origem na Agência Federal do Meio Ambiente.