LANXESS inaugura planta com de redução de óxido nitroso na Bélgica

Foto: Divulgação LANXESS

A LANXESS deu mais um grande passo rumo à neutralidade climática: a empresa de especialidades químicas inaugurou recentemente uma planta de redução de óxido nitroso em sua unidade em Antuérpia, na Bélgica. A planta decompõe cerca de 500 toneladas métricas de óxido nitroso por ano, o que equivale ao impacto climático de 150.000 toneladas métricas de CO2. A LANXESS investiu cerca de EUR 10 milhões em sua construção. Uma segunda planta está programada para entrar em operação em 2023 e deverá eliminar mais 300.000 toneladas de equivalentes de CO2 (CO2e).

“Estamos comprometidos com o Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a menos de dois graus Celsius. A nova planta de redução de óxido nitroso em Antuérpia é um alicerce fundamental para que a LANXESS se torne neutra para o clima até 2040 “, explicou Hubert Fink, membro do Conselho de Administração da LANXESS. Ao mesmo tempo, ele destacou os benefícios econômicos das medidas de proteção do clima, dizendo que “A proteção do clima é um caso de negócios para nós. Por um lado, estamos nos tornando um parceiro ainda mais sustentável para nossos clientes. Por outro lado, estamos reduzindo nossos custos porque precisamos de menos certificados do Sistema Europeu de Comércio de Emissões e usamos menos energia graças a tecnologias inovadoras.

Tecnologia inovadora com utilização eficiente de calor

O óxido nitroso (N2O), também conhecido como gás hilariante, é gerado em Antuérpia durante a produção do intermediário plástico caprolactama. É inofensivo para os humanos, mas 300 vezes mais prejudicial para o meio ambiente do que o dióxido de carbono. Em temperaturas de cerca de 1.000 graus Celsius, a LANXESS decompõe o óxido nitroso em seus componentes inofensivos, nitrogênio e oxigênio na nova planta, neutralizando-o completamente.
Em uma segunda etapa do processo, a planta quebra mais óxidos de nitrogênio (NOx). A amônia é usada como um agente redutor para isso. Em temperaturas entre 250 e 450 graus Celsius, os óxidos de nitrogênio são decompostos e produzem nitrogênio e água.

Devido à combinação inovadora desses processos, a planta é altamente eficiente do ponto de vista térmico. Isso é garantido por trocadores de calor de cerâmica especialmente desenvolvidos. Estes capturam e armazenam o calor usado no processo de oxidação térmica e gerado durante a decomposição do óxido nitroso e dos óxidos de nitrogênio. Quando os trocadores de calor armazenam o calor do gás limpo, o fluxo do processo muda de direção e os trocadores de calor agora pré-aquecem o gás de exaustão que entra. Essa mudança de direção ocorre de forma recorrente. Isso significa que significativamente menos energia externa deve ser fornecida para manter o processo em execução.