LANXESS pretende adquirir o provedor de soluções de higiene e desinfecção Theseo

Foto: Divulgação LANXESS

A empresa de especialidades químicas LANXESS pretende expandir ainda mais seus negócios de proteção ao consumidor e iniciou negociações para adquirir o grupo Theseo. O grupo francês, com sede em Laval, é um fabricante líder na área de soluções de higiene e desinfecção na Europa e na América Latina. Os produtos são usados principalmente na área pecuária para prevenir e controlar doenças. Sujeita à conclusão da transação, a LANXESS expandirá significativamente sua gama de produtos para o crescente mercado de higiene animal e, no futuro, poderá oferecer produtos para o setor de nutrição animal.

Antes da conclusão da transação em questão, o processo normal de consulta e informação aos colaboradores franceses será seguido. Além disso, a negociação depende da autorização das autoridades antitruste. Como consequência, as partes interessadas esperam que a transação seja concluída em meados de 2021.

“Estamos nos concentrando em especialidades químicas lucrativas, e é aqui que os produtos de proteção ao consumidor desempenham um papel importante. Quando tivermos concluído a aquisição da Theseo, iremos, mais uma vez, expandir nossos negócios de alta margem nessa área”, disse Matthias Zachert, Presidente da Diretoria Global da LANXESS AG.

A LANXESS planeja financiar essa aquisição com um valor empresarial de, aproximadamente, 70 milhões de euros sem comprometimento com caixa. Em 2020, espera-se que a Theseo gere vendas em torno de 33 milhões de euros e um EBITDA próximo de um dígito de milhão de euros. Nos primeiros três anos após a conclusão da transação, a LANXESS espera uma contribuição de EBITDA anual adicional na mesma proporção dos efeitos de sinergia. A aquisição prevista já terá lucros por ação (EPS) acumulativos, no primeiro ano fiscal após a sua conclusão.

A Theseo tem cerca de 100 colaboradores e unidades em Laval (França), Wietmarschen (Alemanha), Hull (Reino Unido) e Campinas (Brasil). A LANXESS pretende integrar a empresa à unidade de negócios de produtos de proteção de material, onde ela irá complementar o portfólio de soluções de higiene e desinfecção.

“Uma aquisição bem-sucedida da Theseo fortalecerá a nossa posição na área de higiene animal e expandirá o nosso portfólio com mais produtos premium renomados”, disse Michael Schäfer, chefe da unidade de negócios de produtos de proteção de material. “A forte presença da Theseo na Europa impulsionará os nossos negócios e complementará a nossa presença global. Estamos ansiosos para nos beneficiarmos da experiência dos colaboradores, com conhecimento técnico e regulatório e de marcas conhecidas, além de uma rede de distribuição estabelecida.”