LANXESS realiza nova edição do projeto Juntos pelo Clima

Foto: Divulgação LANXESS

A indústria de especialidades químicas LANXESS, em parceria com 17 escolas dos municípios de São Paulo e Jarinu, dá início, neste mês de agosto, à segunda edição do projeto Juntos pelo Clima, iniciativa de educação ambiental composta por atividades lúdicas e interativas. Neste ano, o circuito de atividades da iniciativa contará com a participação de mais de 6,4 mil alunos de ensino fundamental, com idades entre 7 e 11 anos.

“Na LANXESS, acreditamos que uma das bases para um futuro mais sustentável é a educação. Por meio do Juntos pelo Clima, buscamos fomentar a conscientização das futuras gerações sobre a importância da proteção ambiental. O objetivo é que as crianças se engajem na causa e reflitam sobre seu lugar no planeta de uma forma leve e interativa”, destaca Eliane Siviero, CEO da empresa no Brasil.

A ação será realizada em oito escolas da capital e nove de Jarinu. Serão realizadas atividades pautadas em cultura, educação ambiental, cuidados com a água e proteção climática.

O circuito ambiental Juntos pelo Clima está estruturado em oficinas, e as ações serão realizadas sempre com o apoio de educadores ambientais. As oficinas serão compostas por um Cine 3D, atividades de plantio, jogo de tabuleiro e planetário inflável:

– Cine 3D: será apresentado um curta-metragem sobre a proteção ao meio ambiente. Os alunos usarão óculos de realidade virtual, tendo, assim, uma experiência tecnológica inovadora, além de uma oportunidade de reflexão.

– Jogo de tabuleiro gigante: o jogo, conduzido por um educador, apresenta um desafio de reciclagem. Além de estimular o trabalho em equipe, contribuirá para despertar o conhecimento sobre a temática ambiental.

– Planetário inflável: as crianças participarão de uma experiência imersiva, em um planetário itinerante, feito de lona, de 3,5 metros de altura por 6 metros de diâmetro, que transmitirá, com imagens em 360º, um conteúdo relacionado com a vida na água, mostrando o papel desse elemento para o nosso planeta.

– Oficina de cartoon: nessa atividade, os alunos vão desenvolver a prática do desenho, com o objetivo de estimular a consciência sobre a conservação da natureza. Essa oficina será aplicada somente nas escolas participantes de Jariru.

– Plantio: As crianças das escolas de São Paulo, capital, realizarão ainda uma oficina de plantio. Sob a orientação de um educador ambiental, a oficina propiciará uma reflexão sobre a importância do plantio e do cuidado com as plantas.

Cada estação terá, em média, 15 minutos de duração, sendo necessária uma hora para que cada grupo de alunos complete todo o Circuito Ambiental. A capacidade de atendimento é de até 80 estudantes por hora, e haverá grupos rotativos de até 20 alunos por estação. Serão realizados cinco circuitos por dia, o que resulta em uma expectativa de atendimento de 400 alunos. As atividades serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde.