A LANXESS está dando mais um grande passo rumo ao seu crescimento: a empresa de especialidades químicas pretende assumir o negócio de controle microbiano do grupo norte-americano International Flavors & Fragrances Inc. (IFF). Ambas as empresas assinaram um acordo em 23 de agosto de 2021. A IFF Microbial Control é um dos principais fornecedores de ingredientes ativos antimicrobianos e formulações para proteção de materiais, conservantes e desinfetantes. Os produtos são usados em uma ampla gama de aplicações, particularmente em produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, tratamento de água industrial, bem como tintas e revestimentos.
A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes. Além disso, o negócio de controle microbiano deve primeiro ser separado (cindido) do Grupo IFF. A LANXESS, portanto, espera que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2022.
O negócio de controle microbiano da IFF representa vendas de cerca de 450 milhões de dólares* e EBITDA de aproximadamente 100 milhões de dólares*. Quatro anos após o fechamento da transação, a LANXESS espera que as sinergias adicionem aproximadamente 35 milhões de dólares (EUR 30 milhões**) ao seu EBITDA. Espera-se, ainda, que a aquisição traga lucro por ação acumulativa já no primeiro ano fiscal após o fechamento.
“Em 2021, todos os sinais apontam para crescimento. A aquisição da IFF Microbial Control já é a quarta este ano e a segunda maior da história da LANXESS. O negócio se encaixa perfeitamente em nossa direção estratégica – especialidades químicas com margens atraentes, aplicações em uma ampla gama de indústrias e com um posicionamento global. Isso tornará a LANXESS uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos para controle microbiano. Ao mesmo tempo, estamos aprimorando o Consumer Protection para nos tornar o segmento mais forte do Grupo e, mais uma vez, dando à LANXESS um passo decisivo em termos de lucratividade e estabilidade”, disse Matthias Zachert, Presidente da Diretoria Global da LANXESS AG.
A LANXESS pagará cerca de 1,3 bilhão de dólares (EUR 1,1 bilhão**) pela aquisição. “Levando em consideração as sinergias que buscamos, atingimos um preço de compra atraente de 9,6 vezes o EBITDA”, disse o CFO da LANXESS, Michael Pontzen. O Grupo vai financiar o preço de compra com capital de terceiros e garantiu respectivo financiamento para esta finalidade. “Vamos substituir o financiamento-ponte acordado com nossos bancos nos próximos meses, colocando títulos corporativos no mercado de capitais. Ao fazer isso, manteremos nossa sólida classificação de investimento, que é de grande importância para nós”, complementa.
* Nível normalizado, ou seja, em um ano médio
** Com base na taxa de câmbio de EUR / USD = 1,20.