A liderança da Mercedes-Benz nas vendas de veículos comerciais em 2018, pelo terceiro ano consecutivo, trouxe, consequentemente, impactos positivos para os negócios de peças e serviços do amplo portfólio de pré e de pós-venda da marca.
“Assim como tivemos a liderança em caminhões e ônibus, temos mais motivos para comemorar, afinal, no ano passado, consolidamos a expansão dos Planos de Manutenção, do Fleetboard e das linhas de peças que oferecemos aos clientes para que eles façam uma boa gestão da frota e da manutenção, otimizando os seus custos operacionais e alcançando a rentabilidade desejada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais do que isso, essas soluções da nossa marca ajudam os transportadores a trabalharem com visão de longo prazo, olhando para o TCO, que é o custo operacional total ao longo de toda a vida do veículo. Assim, eles têm previsibilidade de custos e podem se programar com mais assertividade”.
O executivo destaca ainda o crescimento do Banco Mercedes-Benz, do Consórcio Mercedes-Benz e da SelecTrucks, a unidade de caminhões seminovos. Ou seja, o cliente encontra na própria marca atrativas opções de financiamento do seu Mercedes-Benz zero km, facilitando a renovação e ampliação de frota.
“Esse abrangente portfólio de produtos e serviços chega ao mercado por meio da nossa Rede de Concessionários, que conta com cerca de 180 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional”, informa Roberto Leoncini. “Essa é uma grande vantagem competitiva da marca, porque o que faz a diferença no mercado, juntamente com veículos de qualidade, produtividade e rentabilidade, é o serviço especializado e focado nas necessidades dos clientes, disponibilizado onde quer que eles estejam, seja em sua região ou em qualquer parte desse imenso País de dimensão continental”.
Crescimento de vendas em todas as frentes
Em 2018, a Mercedes-Benz registrou mais do que o dobro do volume de vendas de Planos de Manutenção para caminhões. Foram 5.400 contratos, 110% a mais em relação aos 2.600 do ano anterior. Com isso, 27% dos caminhões negociados pela marca em 2018 tiveram Planos de Manutenção, com maior demanda no setor sucroalcooleiro, combustíveis e grãos.
O avanço do sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard no País também foi muito expressivo no ano passado, com crescimento de 150% nas ativações, chegando ao volume de 5.300 caminhões com a tecnologia ativa em 2018, principalmente voltado a empresas de transporte de produtos químicos, combustíveis e grãos.
Os negócios com veículos seminovos da SelecTrucks também avançam no mercado brasileiro. Por meio de suas três lojas próprias (Mauá/SP, Betim/MG e São José dos Pinhais/PR) e das unidades em parceria com concessionários (Sambaíba em Campinas/SP e Pirasa, em Limeira/SP), a SelecTrucks alcançou 81% de crescimento nas vendas de caminhões seminovos, com aproximadamente 1.500 unidades em 2018. Além disso, a Mercedes-Benz vendeu mais de 800 caminhões zero km envolvendo troca com usados de clientes como parte da negociação.
O Banco Mercedes-Benz registrou um montante de R$ 2,585 bilhões em novos negócios ao longo do ano passado, o que significa 58% de crescimento em relação a R$ 1,639 bilhão no acumulado de 2017. Já o Consórcio Mercedes-Benz comercializou 2.000 cotas em 2018, mantendo o mesmo patamar do ano anterior.
Crescimento de venda por segmentos de caminhões e ônibus
No balanço anual de vendas de caminhões no Brasil, a Mercedes-Benz, que liderou este mercado, registrou aumento no volume de emplacamentos em todas as linhas de produto. Foram 202% nas vendas dos extrapesados Actros (4.529 unidades), mais de 81% com os Axor (4.214 unidades), 29% com caminhões Atego (5.956 unidades) e 14% com os modelos Accelo (4.326 unidades).
Entre os setores que mais compraram caminhões em 2018, destacam-se o agronegócio (grãos, cana-de-açúcar e madeira), logística, combustíveis e químicos, mineração, bebidas e varejo.
No ano passado, a Mercedes-Benz reafirmou sua destacada liderança de mercado em ônibus no Brasil. No segmento urbano, o volume de vendas (5.852 unidades) foi 18% superior em relação a 2017 (4.973 unidades); em rodoviários, o crescimento foi de 43% (1.977 unidades x 1.385 unidades); em fretamento, foram 126% a mais (1.309 unidades x 579 unidades); em micro-ônibus, o aumento foi de 63% (3.295 unidades x 2.018 unidades).
As renovações e ampliações de frota puxaram as vendas de ônibus em 2018, especialmente para o transporte coletivo urbano de grandes capitais do Sudeste, Sul e Nordeste. Também houve aumento para fretamento e rodoviários.
Empresa mobiliza funcionários para resolver demandas dos clientes
O dia 29 de janeiro de 2019 entrou para a história da Mercedes-Benz do Brasil. Nessa data, todos os colaboradores das plantas de São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e também de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pararam suas atividades para participar de um dia totalmente dedicado a ouvir clientes influenciadores de veículos comerciais.
Durante o evento inédito – Dia D Cliente – todos os funcionários, tanto das áreas administrativas como produtivas, e também do Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks e Peças Remanufaturadas se reuniram à Rede de Concessionários para receber um grupo de 20 grandes frotistas de caminhões e ônibus na Empresa. O propósito foi ouvir, entender e transformar em realidade os pedidos dos clientes com mais assertividade, agilidade e rapidez, tudo isso no mesmo dia.
“As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve” é um lema que está cada vez mais forte na atuação da Empresa no mercado de veículos comerciais. Mas, além dos representantes de Vendas e Pós-Vendas, todos os colaboradores da Empresa, coligadas e Rede de Concessionários também foram estimulados a vivenciar essa estratégia diariamente. O Dia D Cliente nasceu com a missão de envolver toda a Mercedes-Benz do Brasil em uma mudança de comportamento em que o cliente seja sempre o foco da atenção de todos.
Um dos frotistas que participou do Dia D Cliente é Diogo Parreira França, diretor de operações da Transportadora Brasil Central, de Rio Verde, GO, referência no transporte e logística do agronegócio (grãos, soja e milho).
Diogo pôde se manifestar à vontade, dar opinião, fazer sugestões, o que demonstra que a Mercedes-Benz está mesmo ouvindo mais os clientes. A Brasil Central é uma prova disso. Depois de ficar muito tempo sem comprar caminhão da marca, a história mudou totalmente. A empresa passou a receber visitas mais frequentes de equipes da Mercedes-Benz e também testou o caminhão extrapesado Actros em sua operação. Como resultado, vem mudando de marca na renovação de frota, preferindo os caminhões Mercedes-Benz.