LIGNA 2023 abordará transformações do processamento madeireiro e a bioeconomia baseada na madeira

Foto: Divulgação – LIGNA

A próxima edição da LIGNA, maior feira internacional de tecnologias, maquinário e ferramentas da indústria madeireira, será realizada presencialmente entre o dia 15 e 19 de maio de 2023. A feira terá como foco a transformação do processamento de madeira, os processos de construção de pré-fabricados e as novas tecnologias para o processamento de materiais sustentáveis.

“Após análise de mercado, decidimos continuar com os temas principais originalmente planejados para a LIGNA 2021, que foi cancelada por conta da pandemia. Os temas ainda são muito atuais e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento da indústria madeireira nos próximos anos”, explicou Stephanie Wagner, Gerente de Projetos da LIGNA.  Os temas para a LIGNA 2023 foram decididos em conjunto com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA, na sigla em alemão).

A LIGNA é a mais relevante plataforma para os diálogos do setor, apresentando anualmente as principais tecnologias e soluções para toda a cadeia logística, desde o plantio das árvores até o processamento final na fábrica. A feira conta com mais de 90.000 visitantes, sendo 41% deles estrangeiros, além de mais de 1.500 expositores

O processo de digitalização da indústria madeireira e de processamento de madeira, acelerado pela pandemia do coronavírus, é um dos temas centrais da programação da LIGNA 2023. Neste contexto, serão abordadas soluções para digitalização ao longo de toda a cadeia de valor, incluindo a criação de redes de máquinas conectadas, interações entre homem e máquina, plataformas da Internet das Coisas (IoT),  Modelagem/Modelação da Informação da Construção (Building information modeling),  Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV). Além disso, serão tratados temas como monitoramento do fluxo de madeira, robótica, logística, padronização no tratamento de superfície e gerenciamento de dados armazenados em nuvem.

Outro tema importante que será debatido na feira é o “processamento de materiais verdes” (Green Material Processing). Atualmente, a madeira é a matéria-prima renovável mais importante do mercado e cumpre um papel fundamental para uma bioeconomia baseada no uso de recursos renováveis. O Green Material Processing, bioeconomia fundamentada na madeira, é considerado um motor inovador de tecnologias e produtos. As condições estruturais para a expansão do uso eficiente de madeira são parte do Green Deal Europeu, além de servir como pilar para uma bioeconomia circular. Em exposição estarão os tipos de desenvolvimento da bioeconomia baseada na madeira e inovações tecnológicas para o uso responsável dos recursos naturais, bem como tecnologias de processo para a modelagem de fibras de madeira digeridas quimicamente.

“Como a maior feira comercial do mundo, a LIGNA é considerada um catalisador para o desenvolvimento da indústria madeireira. A escolha dos principais temas desse ano mostra que estamos fazendo jus a esse título. Em maio de 2023, veremos novamente as inovações que fazem da LIGNA uma projeção para o futuro”, explicou Wagner.

*Comece desde já a planejar a sua participação como expositor! A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para expositores e visitantes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.