LIGNA 2023 aposta no uso da madeira como matéria-prima para a indústria de construção

Foto: Divulgação LIGNA

Entre os dias 15 e 19 de maio, a LIGNA será palco para players globais e grandes empresas do ramo madeireiro apresentarem ferramentas, máquinas e equipamentos, bem como soluções inteligentes voltadas para a indústria. Para a próxima edição, a feira líder mundial foi capaz até de expandir seu portfólio de expositores: este ano, mais de 180 expositores aproveitarão as oportunidades para iniciar negócios e networking pela primeira vez.

“A LIGNA oferece uma visão única de toda a cadeia de valor da indústria madeireira e de processamento de madeira. Ela é a vitrine internacional para inovações e o ambiente para propagação de tendências” disse o CEO da Deutsche Messe AG, Dr. Jochen Köckler.

Entre os tópicos inovadores a serem abordados na feira, estão os “Processos de construção pré-fabricados”. Em ascensão, esse tipo de construção diz respeito ao uso da madeira em detrimento aos produtos convencionais. Como matéria-prima natural e renovável, a madeira garante um menor impacto de carbono durante a produção e construção de casas de madeira, além apresentar potencial de vantagem econômica – uma tendência que pode ser aprimorada com a otimização dos processos de pré-fabricação.

Para acompanhar a demanda por tecnologia e equipamentos, a LIGNA possibilitará que as partes interessadas possam descobrir soluções e abordagens adequadas que determinarão o futuro da construção em madeira. Além disso, será discutido como as etapas individuais do processo de pré-fabricação podem ser harmonizadas com as tendências atuais da construção em madeira – por exemplo, elementização e padronização, construção em madeira de vários andares, edifícios híbridos, edifícios modulares e construção em série.

Ainda neste caminho para uma economia baseada em recursos renováveis, a feira oferecerá soluções para o desenvolvimento da bioeconomia baseada na madeira e tecnologias de processamento para moldar as fibras de madeira digeridas quimicamente.

*A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da LIGNA no Brasil, oferece o suporte necessário para expositores e visitantes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.