O avião de passageiros com dois motores para voos de longa duração mais moderno e
ecologicamente correto do mundo.
Quantidade de aeronaves encomendadas pela Lufthansa
- A Lufthansa encomendou um total de 32 Airbus A350-900 (além dos 13 que já possui em operação)
- O Hub de Munique é atualmente a base dos A350-900 da Lufthansa
- O primeiro A350-900 foi entregue no dia 21 de dezembro de 2016 e o primeiro voo comercial partiu para Delhi em 10 de fevereiro de 2016
- O preço de cada aeronave foi de aproximadamente US$ 310 milhões
- O A350 substituirá sucessivamente o A340
- O A350 tem 293 lugares, sendo 48 na Business Class, 21 na Premium Economy e 224 na Economy Class
O A350 define novos padrões técnicos
- 70% da aeronave é feita com materiais de última geração – uma combinação de materiais compostos (53%), titânio e ligas de alumínio modernas. Por exemplo, o casco da asa do A350 é o maior componente individual já feito de compostos de fibra de carbono na aviação civil.
- Isso significa resistência adicional à corrosão e menos peso, além de uma redução de 25% no consumo de combustível.
- Motores Rolls-Royce Trent XWB mais eficientes: os novos motores Rolls-Royce XWB estão entre os mais eficientes para aeronaves de grande porte atualmente em serviço. O diâmetro do motor corresponde ao diâmetro da fuselagem de um Concorde.
- As asas do A350 foram projetadas para adaptar sua forma durante o voo. Esta mudança de forma, dependendo da fase de voo, reduz ainda mais o consumo de combustível.
Eficiência ambiental única
- 50% menos ruído
- Motores Rolls-Royce Trent XWB de última geração e a diminuição do peso da aeronave permitem reduzir as emissões de ruído para bem abaixo dos limites estabelecidos
- 25% menos consumo de querosene e emissões
- O A350-900 é mais econômico do que qualquer outro avião em viagens de longa duração: o consumo de querosene é, em média, de 2,9 litros por passageiro a cada 100 quilômetros, 25% a menos que o de aeronaves similares.
Equipamentos de cabine
A cabine do A350 apresenta novidades e melhorias em várias áreas:
- Self-service na Business Class: passageiros podem desfrutar de snacks e bebidas geladas entre as refeições principais em uma área de autoatendimento especialmente projetada com esta finalidade, equipada com geladeira.
- Economy Class: assentos ainda mais confortáveis com estofamento ergonômico e revestidos com espuma. Fabricados pela empresa Zodiac Seats, os assentos usam um conceito de cores combinando diferentes tons de azul que se tornam mais brilhantes em direção ao centro da cabine, resultando em um efeito visual de mais espaço. Há também mais compartimentos para guardar itens pessoais.
- Sistema de entretenimento a bordo / Conectividade – Em todas as classes de viagem, os passageiros se beneficiam da mais recente tecnologia FlyNet e melhor qualidade de conexão a bordo.
- Telas maiores em todas as classes – O A350 será equipado com telas 2 polegadas maiores em todas as classes de viagem, além de interfaces de última geração.
- Chegada ao destino descansado – O design especial da estrutura do A350-900 propicia um nível agradável de pressão na cabine durante o voo, permitindo que os passageiros cheguem mais descansados a seus destinos. No A350 este nível é comparável às condições de pressão do ar a uma altitude de 1.800 metros, em oposição a 2.400 metros para aeronaves semelhantes. O efeito positivo é reforçado por um conceito de iluminação inovador com um total de doze diferentes esquemas de jogos de luz no interior da cabine que podem ser usados possam ajustar melhor os biorritmos dos passageiros ao horário do seu destino, reduzindo a sensação de jet lag.
Dados técnicos
- Motor RR Trent XWB-84
- Comprimento: 65,26 m
- Envergadura: 64,75 m
- Altura: 17,05 m
- Área de Asa: 443 m2
- Peso máximo de decolagem: 268 toneladas
- Potência do motor: 2 x 84.000 lbs
- Capacidade do tanque 138.000 l
- Velocidade de cruzeiro: 0,85 Mach
- Autonomia: aprox. 9.500 km
- Consumo de combustível: aprox. 2,9 L/100 passageiros/km