O Grupo Lufthansa iniciou a construção de um novo centro de conferências e de visitantes nas imediações do Lufthansa Aviation Center (LAC) no Aeroporto de Frankfurt. O novo edifício faz parte de um processo de consolidação que está em andamento nas instalações de Frankfurt am Main desde 2020 e que reduzirá o espaço administrativo e de escritórios em vários outros edifícios locais em cerca de 60.000 metros quadrados – cerca de 30% – até o final deste ano.
O uso do espaço de escritório mudou para sempre após a pandemia da COVID-19. Novas formas de trabalho ganharam importância, e o escritório está se tornando cada vez mais um lugar para se reunir e trabalhar em equipes que mudam com frequência. Os funcionários administrativos da Lufthansa também estão colaborando cada vez mais em estruturas entre divisões e departamentos – em projetos interdisciplinares. Com essas tendências em mente, as áreas de colaboração multifuncionais que podem ser usadas com flexibilidade estão substituindo o espaço de escritório tradicional. Somente no LAC, a empresa converteu cerca de 3.200 metros quadrados de área útil em “centros de colaboração”.
Em linha com esses desenvolvimentos, o novo centro de conferências e de visitantes do Grupo Lufthansa no Aeroporto de Frankfurt será um local para novas formas de colaboração para os funcionários do Grupo. Também deverá ser um local popular para clientes e parceiros comerciais, bem como para entusiastas da aviação. A nova instalação mostrará ainda mais o espírito pioneiro e a experiência da Lufthansa – especialmente em termos de moldar o futuro da aviação, mas também em relação à história da empresa até o momento. Como principais exibições históricas, duas aeronaves restauradas da Lufthansa estarão em exposição permanente: o Junkers Ju 52 – também conhecido como Iron Annie – e, pela primeira vez, o lendário Lockheed L-1649 Super Star com o registro D-ALAN, que está sendo restaurado pela Lufthansa Technik em Hamburgo. Ambas as aeronaves também poderão ser vistas de longe, graças à grande fachada transparente do edifício.
O prédio iluminado, no estilo de hangar de aeronaves, oferecerá instalações para conferências e visitantes, além de espaço para eventos com capacidade para mais de 1.000 convidados. Uma galeria aberta convidará os visitantes a explorar exposições da história da empresa, algumas das quais nunca foram acessíveis ao público antes. Assim como o hotel de treinamento e conferências Lufthansa Seeheim do Grupo, o novo centro de conferências e visitantes de Frankfurt também estará disponível para eventos externos e oferecerá aos visitantes uma variedade de alimentos e bebidas em seu lounge de café.
O novo edifício foi projetado pelos arquitetos AS+P Albert Speer + Partner, de Frankfurt. A estrutura semelhante a um hangar terá 72 metros de largura, 17,5 metros de altura e 53 metros de comprimento. A área total do piso é de cerca de 3.800 metros quadrados. A construção do edifício foi confiada à empresa de construção e serviços Goldbeck. A grande inauguração está planejada para a primavera de 2026, ano do 100º aniversário da fundação da primeira Luft Hansa.
A nova instalação incorpora um conceito de energia eficiente e sustentável. Além de um extenso telhado verde, será instalado um sistema fotovoltaico com uma saída de pico de cerca de 99 quilowatts (com potencial para expansão adicional). O edifício também contará com bombas de calor geotérmicas e coletores de solo, bem como um sistema de conduíte vazio que permitirá o fornecimento futuro de estações de carregamento eletrônico em sua área de estacionamento.