Trabalhando juntos para uma aviação mais sustentável, representantes da Lufthansa Airlines, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), da Airbus, da Flughafen München GmbH e da MTU Aero Engines assinaram uma Carta de Intenções (LoI) em Berlim para uma ampla colaboração de pesquisa sobre combustíveis de aviação Power-to-Liquid (PtL). O PtL é considerado a próxima geração de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Os SAF são uma chave tecnológica crucial para voos mais sustentáveis e essenciais para a transição energética na aviação. A cooperação planejada combinará as forças das principais empresas de aviação e do meio acadêmico para acelerar a seleção da tecnologia, a introdução no mercado e o dimensionamento industrial dos combustíveis de aviação PtL na Alemanha.
Questões ao longo de toda a cadeia de valor, como os requisitos de manutenção ou os benefícios para a qualidade do ar local, também poderão ser abordadas na cooperação tecnológica. Além disso, o uso de PtL puro, ou seja, sem a adição de querosene fóssil, poderia ser testado a fim de obter conhecimento para o processo de aprovação. Além disso, os parceiros de cooperação pretendem examinar até que ponto os combustíveis PtL têm o potencial não apenas de economizar grandes quantidades de CO2, mas também de influenciar positivamente as chamadas emissões não-CO2.
“Colaborações de pesquisa como essa são essenciais para o desenvolvimento de soluções pioneiras para a transformação do tráfego aéreo favorável ao clima. Como a maior companhia aérea da Alemanha, estamos firmemente comprometidos em tornar os voos mais sustentáveis, passo a passo. Estou convencido de que teremos sucesso com o know-how combinado da aviação e da ciência e que também fortaleceremos a Alemanha como local de negócios”, diz Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines.
“Os combustíveis de aviação sustentáveis são indispensáveis em grandes quantidades. É por isso que estamos desenvolvendo processos de produção que suportam um fornecimento econômico de aviação e estamos constantemente otimizando o SAF. Isso pode reduzir de forma decisiva o impacto da aviação no meio ambiente e no clima.”, diz o Prof. Dr. Meike Jipp, Membro da Diretoria da Divisão de Energia e Transporte do DLR.
“Os combustíveis de aviação sustentáveis desempenham um papel fundamental na descarbonização para a Airbus. Já hoje, nossas aeronaves podem usar SAF até uma cota de 50%, e a aprovação para até 100% está em andamento. Estamos muito satisfeitos com esse aprofundamento de nossa cooperação. O tema da PtL exige um esforço de equipe dos fabricantes de aeronaves, aeroportos, parceiros de pesquisa como o DLR e companhias aéreas”, diz Nicole Dreyer-Langlet, Membra do Conselho de Administração da Airbus na Alemanha responsável por pesquisa e tecnologia.
“A assinatura desta Carta de Intenções marca um passo extraordinário em direção a um futuro sustentável para todo o setor de aviação. Com nossos parceiros de cooperação da aviação, tecnologia de aeronaves e pesquisa, estamos decididamente comprometidos em acelerar o desenvolvimento e a escala industrial dos combustíveis de aviação Power-to-Liquid. Essa tecnologia inovadora tem o potencial de melhorar significativamente a pegada de carbono da aviação, tornar as viagens aéreas mais ecológicas e atingir nossas metas climáticas”, diz Jost Lammers, CEO da Flughafen München GmbH.
“No caminho para o voo com emissão zero, a MTU está buscando dois impulsos: o desenvolvimento da turbina a gás e o desenvolvimento de tecnologias de propulsão completamente novas. Para ambas, a SAF desempenha um papel importante na obtenção da redução máxima do impacto climático. Elas já podem ser usadas hoje. No curto prazo, é necessário criar grandes capacidades de produção. É com isso que estamos comprometidos e é por isso que estamos participando dessa importante parceria tecnológica”, diz Lars Wagner, CEO da MTU Aero Engines AG.