Com a comercialização de 1.026 chassis de ônibus urbanos e rodoviários ao longo de 2019, a Mercedes-Benz do Brasil aumentou em mais de 40% as exportações de ônibus para a Indonésia, um dos principais países do Sudeste Asiático e um dos mais populosos do mundo. No ano anterior foram 726 unidades, reafirmando a excelente aceitação naquele mercado dos veículos produzidos na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP).
“O grande destaque do ano foi o modelo OH 1626, com 762 unidades para operações de transporte urbano e interurbano”, informa Alexandre Lasmar, gerente de Vendas e Exportações para Oriente Médio e Norte da África da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, o OH 1626 se tornou popular naquele país especialmente nos corredores do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e em linhas alimentadoras na capital Jacarta. Em 2019, também exportamos 180 unidades do modelo urbano OH 1526 e 84 chassis do modelo O 500 RS para aplicação rodoviária”.
De acordo com o executivo, o mercado total de ônibus na Indonésia se aproxima de 2.500 unidades ao ano e a Mercedes-Benz é líder de vendas, com 43% de participação. “A Mercedes-Benz do Brasil responde por cerca de 70% das vendas anuais da marca na Indonésia, com o restante comercializado pela Daimler Commercial Vehicles Indonésia e pela EvoBus, empresas do Grupo Daimler”, afirma Alexandre Lasmar.
Um total de 12 empresas encarroçadoras trabalham em parceria com a Daimler no país. Os clientes adquirem os chassis pelo concessionário da marca e encarroçam os produtos na implementadora de sua escolha.
Um dos principais clientes locais, a Transjakarta, operador de transporte público, tem 500 unidades Mercedes-Benz em sua frota de 1.500 ônibus urbanos. “E esse não é o único cliente com grande volume de ônibus Mercedes-Benz. Outros operadores do segmento rodoviário chegam a ter 100% de sua frota com veículos da marca”, completa Lasmar.