Mercedes-Benz do Brasil e Bosch concluem obras do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis

Foto: Divulgação Bosch

A Mercedes-Benz do Brasil e a Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI), no interior paulista. Este é o complexo de testes mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

Projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

“Ao disponibilizar essa nova e moderna estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, diz Achim Puchert, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Entregamos assim um grande legado para o setor automotivo e também para a indústria brasileira e da América Latina”.

“De olho no presente e no futuro, este empreendimento é também uma grande conquista para a toda a engenharia da mobilidade brasileira, já que favorece o desenvolvimento de projetos com ganhos de tempo e em logística em uma infraestrutura com padrão internacional. Além disso, o CTVI está totalmente alinhado com a nossa estratégia de “local for local”, cujo foco é estabelecer centros de competência locais para atender às demandas dos nossos clientes”, destaca Gastón Diaz Perez, Presidente e CEO da Robert Bosch América Latina.

CTVI amplia a gama de testes veiculares no Brasil

Com conceito e estrutura similares às de países como Alemanha, Estados Unidos, China e Japão, o CTVI ampliará a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento e a homologação de produtos e tecnologias.

Entre os testes, destacam-se o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas (AEB) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma. “O desenvolvimento de tecnologias voltadas a segurança ativa e assistência de direção como radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no CTVI, irão acelerar as oportunidades de condução mais segura e confortável”, complementa Diaz Perez.

“O CTVI nasce com um forte propósito de oferecer sua moderna e completa infraestrutura a todas as empresas do setor automotivo. A busca pelo Centro de Testes tem se intensificado e já estamos em conversas com diversos possíveis clientes mesmo antes do início das operações”, diz Andreas Hueller, Gestor do Projeto do CTVI. “Além de todo o potencial tecnológico à disposição das empresas, outro grande diferencial é a localização, próxima de grandes cidades e do Aeroporto de Viracopos, numa região muito bem servida de ótimas rodovias. Aliás, o CTVI também poderá ser utilizado para eventos, ampliando suas possibilidades de uso.”