Mercedes-Benz do Brasil amplia projeto de saúde com investimento de 5,5 milhões de euros com apoio da AHK São Paulo

Divulgação: Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou hoje, 03 de março, a cooperação com o governo alemão para ampliação do projeto de unidades móveis de saúde. Essa parceria se deu por meio do suporte oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, que intermediou o processo entre ambas as partes.  

Após uma fase piloto de sucesso, a contribuição aumentará para 4,5 milhões de euros. A Mercedes-Benz do Brasil também auxiliará com o fornecimento de caminhões para mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros em força de trabalho (não monetário).  

A participação do governo europeu é realizada por meio do develoPPP.de, um programa do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ), e é implementada pelo DEG (German Investment Corporation), subsidiária da KfW Bankengruppe, que, entre diversas ações globais, destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas. 

Idealizada e desenvolvida por profissionais da empresa, essa iniciativa, que conta com a participação de parceiros e cinco ONGs, irá oferecer atendimento de saúde a populações carentes. Esse investimento adicional será destinado à aquisição de sete semirreboques, sobre os quais serão montadas unidades móveis com estrutura e equipamentos de saúde. Caminhões Mercedes-Benz, como o Novo Actros, levarão essas carretas a várias regiões do País. 

live de apresentação do projeto incluiu a assinatura do acordo de cooperação e foi transmitida para o Brasil e a Alemanha. O evento contou com a participação do Dr. Gerd Müller, Ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha; Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Christiane Laibach, CEO do DEG; Manfredo Rübens, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo; e Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz Brasil. A mediação ficou a cargo do Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Bruno Vath Zarpellon, e do CIO da Mercedes-Benz do Brasil, Mauricio Mazza.

“Esse novo projeto com o governo alemão foi desenvolvido em conjunto, baseado no sucesso da Unidade Móvel de Tomografia, que vem sendo utilizada no combate à COVID-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado”, disse Deppen“Agora, com mais sete carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes. Combinando o apoio à saúde e mobilidade, estamos estendendo ainda mais a nossa contribuição e compromisso com a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalhamos para todos que movem o mundo”, concluiu. 

Dr. Müller comentou a importância da implementação do projeto no País. “O Brasil possui o terceiro maior número de infecções confirmadas do mundo. Estamos trabalhando com a Mercedes-Benz para criar oito Unidades Móveis de Saúde que podem ser usadas para diagnosticar infecções por Coronavírus e também para outras emergências médicas. Milhares de pessoas já foram alcançadas em uma fase piloto na Grande São Paulo. Agora, estamos expandindo este programa para outras partes do País”, explicou. 

De acordo com Deppen, o projeto agora vai ampliar o foco e entregar unidades preparadas para outras áreas médicas além do tratamento contra o Coronavírus. Essas novas unidades irão agilizar a realização de exames e oferecer consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias. “Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”, informou Deppen 

O projeto das unidades móveis de saúde é resultado de uma iniciativa criada por colaboradores da própria Empresa. “O pontapé inicial foi dado aqui na Mercedes-Benz, com um grupo multifuncional focado em inovação e novas soluções – e essa é uma de suas ideias. Um grupo de colaboradores desenvolveu ideias relacionadas a transporte, mobilidade e responsabilidade social. Nós somos gratos e estamos muito animados com o fato do governo alemão e nossos parceiros terem se engajado e nos apoiado para torná-lo realidade. Continuaremos com o nosso espírito pioneiro para fazer a diferença pelo ecossistema de transporte e para a sociedade”, concluiu Deppen.

Confira o vídeo da Unidade Móvel de Saúde aqui.