Mercedes-Benz do Brasil é líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Visando atender todas as mais diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados. É da marca a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no País. Já são mais de 1.100 unidades em atividade.

A atuação da marca segue gerando frutos. Hoje, as tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs -, tanto os caminhões semiautônomos e autônomos, quanto as operações via rádio controle. O Centro de Customização da própria Empresa é quem prepara os veículos para as necessidades dos clientes, porque cada demanda é única e exige a solução específica.

Uma nova solução via rádio controle

Novidade entre as tecnologias de automação de caminhões oferecidas pela Mercedes-Benz, o rádio controle é uma solução robusta para que os veículos atuem com eficiência operacional e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas.

O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.

Mais de 1.100 caminhões com tecnologia de automação em circulação

“Os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das smart machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Marcos Andrade, Gerente Sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.

Além dos semiautônomos, a Mercedes-Benz já tem também caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno.

“Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Isso é muito interessante especialmente em situações repetitivas e com manobras complexas, como a do CD da Ypê. Após horas rodando em velocidade baixa e enfrentando situações monótonas e repetitivas, o risco de uma distração do motorista é alto. Sem mencionar a perda de eficiência do profissional nas manobras ao longo do dia em função do cansaço”, ressalta Andrade. “Até o fim desse ano, teremos mais unidades em negociação com outros clientes que demandam esse nível de tecnologia”.

Consultoria especializada e soluções customizadas

 Juntamente com os veículos, a empresa oferece consultoria especializada no ecossistema de tecnologias de automação, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Isso inclui visitas à operação do cliente, a fim de indicar qual o melhor veículo e serviço que atende sua necessidade. Dessa forma, demonstra ao cliente o quanto a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro.

“Ou seja, mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, destaca Andrade. “Não paramos por aqui. Há um leque de oportunidades no horizonte. Ainda em 2024, teremos mais caminhões com essas tecnologias desenvolvidos para outras empresas e diferentes operações. Por isso, queremos ser, cada vez mais, a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil.