Mercedes-Benz inicia operações de sua nova central de peças de caminhões e ônibus em Itupeva

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil, uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina, iniciou as operações de sua nova Central de Distribuição e Logística de Peças. A partir de agora, a unidade passa a ocupar um galpão do condomínio logístico da HGLG na cidade paulista de Itupeva. A Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil, instalada antes em Campinas (SP), foi totalmente transferida para o novo endereço.

A operação da nova Central passa a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e na América do Norte.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, diz Silvio Renan Souza, Diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do segmento de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de 380 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para mais de 50 países”.

“Na nova Central, com pé direito de 12 metros, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse conceito de armazém, otimizamos a operação”, afirma Silvio Renan Souza. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema on-line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição. E já estamos preparando o voice picking para implantação ainda este ano”.

Estrutura ampla, moderna e sustentável

O galpão da HGLG que abriga a nova Central recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 45.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 12 módulos de armazéns, 126 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento. O pé direito chega a 12 metros e a capacidade do piso é de 6 toneladas por metro quadrado.

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.