Mercedes-Benz inicia sistema de armazenamento de energia a partir de baterias usadas

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

O projeto-piloto “GUW+” da Üstra Hannoversche Verkehrsbetriebe AG, parceira da Daimler Buses, tem como objetivo provar que o ciclo de vida de uma bateria não termina necessariamente após o seu uso em um veículo. Neste projeto, anunciado em 2021, os sistemas de bateria de ônibus urbanos Mercedes-Benz eCitaro recebem uma segunda vida, atuando como unidades estacionárias de armazenamento de energia.

A solução inovadora foi desenvolvida e implementada pela Mercedes-Benz Energy GmbH. O sistema de armazenamento na subestação retificadora da Üstra, que atualmente opera em Hanover, fornece um suprimento simultâneo e compartilhado de energia para os ônibus elétricos eCitaro, assim como para trens leves de operadoras do transporte público.

A solução de armazenamento estacionário deste projeto-piloto não é apenas regenerativa e configurável, mas também pode ser adaptada e dimensionada conforme necessário para outras aplicações. Além disso, encontrar uma segunda vida para essas baterias como unidades estacionárias de armazenamento de energia reduz os custos do ciclo de vida do caminhão. Ao mesmo tempo, o uso da infraestrutura existente da Üstra tem um efeito positivo para os custos de investimento, assim como permite opções adicionais de amortização.

A unidade estacionária de armazenamento de energia tem uma capacidade total de mais de 500 kWh e é composta por 28 sistemas de bateria de segunda vida do Mercedes-Benz eCitaro. Cada ônibus urbano eCitaro é equipado com pacotes potentes de bateria NMC, que agora recebem uma segunda vida na unidade estacionária de armazenamento, assim que o limite de autonomia do veículo é alcançado.

Quando uma bateria de tração NMC em um ônibus urbano totalmente elétrico atinge cerca de 80% de sua capacidade original, após cinco a seis anos de operação, geralmente se faz necessário substituí-la para garantir a autonomia necessária desses ônibus urbanos. No entanto, em operação estacionária, onde as perdas de capacidade desempenham um papel secundário, essas baterias ainda são totalmente capazes de operar por até dez anos.

No projeto-piloto da Üstra, as baterias provêm de ônibus urbanos eCitaro usados pela Daimler Buses em testes de milhares de quilômetros. No futuro, a unidade de armazenamento de energia estacionária pode ser expandida com baterias retiradas dos 49 ônibus urbanos elétricos eCitaro que são operados pela Üstra.

O projeto GUW+ é financiado pelo Ministério Federal de Assuntos Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV), como decorrência da Diretiva de Financiamento de Eletromobilidade. Além do consórcio líder Alstom Transport Deutschland GmbH, sediado em Salzgitter, na Alemanha, conta também com a Elpro GmbH de Berlim, Motion Control and Power Electronics GmbH, Fraunhofer IVI em Dresden e a Universidade de Tecnologia de Dresden. A Daimler Buses apoia o projeto como parceira associada.