Atenta às demandas dos clientes e às tendências de mercado, a Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de ônibus com a chegada do Super Padron O 500 R 1830, o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.
“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”, disse.
O novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus do País. “No entanto, a queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento do Super Padron”, afirma o diretor. “Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças a flexibilização do chassi 4×2”.
“Ainda com relação aos custos operacionais, outra grande vantagem do nosso Super Padron 4×2 é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6×2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros. Outro ponto importante é que o Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”, finalizou Barbosa.