A Mercedes-Benz está iniciando a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos devem entrar em operação já no início de 2024. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na linha de produção da Fábrica 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Este volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Achim Puchert, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.
“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades.” diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O chassi foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.
Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.
Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1.000 ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U até o fim do ano. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, Vice-Presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.
Brasil necessita de investimento em infraestrutura para ganhar escala
De acordo com Walter Barbosa, para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho dos governos federal, estadual e municipal e de outros players do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado. “A tecnologia do veículo é uma responsabilidade nossa e já está madura. Agora, o País depende muito de infraestrutura para ganhar escala”, diz ele.