Mercedes-Benz se prepara para ser totalmente elétrica até o final da década

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está mudando de “primeiro elétrico” para “somente elétrico”, acelerando em direção a um futuro sustentável e digitalizado até o final da década, naqueles mercados que apresentarem as condições para isso. Até 2022, a Mercedes-Benz terá veículos elétricos a bateria (BEV) em todos os segmentos que a empresa atua. E a partir de 2025, todas as novas arquiteturas de veículos serão prioritariamente elétricas e assim os clientes terão sempre uma alternativa totalmente elétrica para cada modelo que a marca produz.

 “A mudança EV está ganhando velocidade – especialmente no segmento de luxo, onde a Mercedes-Benz atua. O ponto de inflexão está se aproximando e estaremos prontos à medida que os mercados mudarem para a eletricidade até o final desta década”, disse Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz AG.

No total, os investimentos em veículos elétricos a bateria entre 2022 e 2030 totalizarão mais de € 40 bilhões.  A aceleração e o avanço do plano de portfólio EV estão baseados em uma estratégia com os seguintes pontos principais: tecnologia, produção, pessoas e financeiro.

Tecnologia

Em 2025, a Mercedes-Benz lançará três novas arquiteturas exclusivamente elétricas:

  • MB.EA cobrirá todos os automóveis de passageiros de médio a grande porte, estabelecendo um sistema modular escalável como a espinha dorsal elétrica para o futuro portfólio de EV
  • AMG.EA será uma plataforma de veículos elétricos de alto desempenho voltada para clientes da Mercedes-AMG voltados para tecnologia e desempenho
  • VAN.EA inaugura uma nova era para vans elétricas e veículos comerciais leves feitos sob medida, que contribuirão para o transporte e as cidades livres de emissões no futuro

Após reorganizar suas atividades para colocar planejamento, desenvolvimento, compras e produção, a Mercedes-Benz irá aprofundar o nível de integração vertical na fabricação e desenvolvimento, e internalizar a tecnologia de condução elétrica.

Esta etapa inclui a aquisição da YASA, empresa de motores elétricos sediada no Reino Unido. Com este acordo, a Mercedes-Benz obtém acesso a tecnologia exclusiva de motores de fluxo axial e experiência para desenvolver motores de alto desempenho para as próximas gerações.

Os motores elétricos internos, como o eATS 2.0, são uma parte fundamental da estratégia com um foco claro na eficiência e no custo geral de todo o sistema, incluindo inversores e softwares. Espera-se que a China, o maior mercado de veículos eletricos (NEV) do mundo, que abriga centenas de empresas e fornecedores especializados em componentes de EV e tecnologias de software, desempenhe um papel fundamental na aceleração da estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz está desenvolvendo atualmente o Vision EQXX, um automóvel elétrico com uma autonomia real de mais de 1.000 quilômetros, visando um número de um dígito para Kwh por 100 quilômetros (mais de 9,6 km por Kwh) em velocidades normais de condução. Uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas da divisão F1 High Performance Powertrain (HPP) da Mercedes-Benz, está progredindo rapidamente em direção aos objetivos ambiciosos do projeto. A apresentação mundial será em 2022 e os avanços tecnológicos obtidos com Vision EQXX serão adaptados e aplicados para uso potencial em novas arquiteturas elétricas.

Produção

A Mercedes-Benz está atualmente preparando sua rede de produção global para uma futura produção exclusivamente elétrica. Graças aos investimentos em manufatura flexível e ao sistema “MO360” de produção de última geração, a marca já pode produzir BEVs em larga escala.

Em 2022, oito veículos elétricos Mercedes-Benz serão produzidos em sete locais em três continentes diferentes. Todos os locais de montagem de automóveis e baterias administrados pela Mercedes-Benz AG mudarão para uma produção neutra em carbono também até 2022.