Metaverso, geração Z e novas plataformas digitais serão temas centrais do 1º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Profissionais de Comunicação das principais empresas alemãs no Brasil se reunirão para compartilhar melhores práticas e discutir estratégias de comunicação e marketing durante o 1º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação.

Promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o evento gratuito será realizado no Museu do Futebol, no dia 25 de agosto, das 10:00 às 17:45 horas, e conta com o patrocínio ouro da Evonik Brasil; o patrocínio bronze da BASF; e um patrocínio do Coffee Break do Grupo Voith.

A criação do evento se deu a partir de discussões de membros do Grupo de Trabalho de Comunicação da instituição. O objetivo é oferecer uma plataforma de discussão sobre os temas mais relevantes das áreas de Comunicação Corporativa, Imprensa e Marketing com foco nos desafios de empresas alemãs e ao mesmo tempo promover a troca de experiências e networking com companhias de outras nacionalidades e veículos de Comunicação.

Considerando o ano esportivo de 2022, um dos temas destaque do Fórum será a junção bem-sucedida do ambiente corporativo e o marketing esportivo. Uma das palestrantes já confirmada para essa discussão é a Gerente de Comunicação & Eventos América Central e do Sul da Evonik, Regina Barbara.

Estratégias para mídias sociais como ferramenta de comunicação também serão amplamente discutidas. Com foco especial na plataforma TikTok, o Fórum contará com análises de tendências, planejamento digital e abordagens para atingir a geração Z nas comunicações com foco em B2B.  A grade de palestrantes confirmados conta com profissionais como Camilo Leles, Gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital da Saint-Gobain, Rafael Kiso, CMO da Mlabs e Vanessa Campos, Gerente de Conteúdo da agência WMcCann. O tema de influenciadores digitais também terá seu espaço com as contribuições de Carol Garrido, Brand PR Manager da AMBEV, Thiago Massari, Integrated Comms Lead da Bayer, e Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen.

Motivados pela importância do papel da Comunicação nas políticas de Diversidade e Inclusão o evento contará também com os convidados Guilherme Bara (@baraguilherme), Sócio Consultor da MAC Diversidade; e Nayla Santos, Program Management Lead e Chief of Staff da SAP Brasil, para aprofundar o diálogo no âmbito da Comunicação Inclusiva.

Reforçando a cooperação essencial com veículos de comunicação, a AHK São Paulo convidou jornalistas para um painel sobre a mudança da rotina nas redações desde o início da pandemia de COVID-19 e as perspectivas para o jornalismo brasileiro. O momento de debate já conta com as confirmações da CNN Brasil, do Valor Econômico e do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

O último painel abordará o tema destaque Metaverso e o que os profissionais de Comunicação podem esperar com o avanço dessa tecnologia. Além da presença de Bernardo Almeida, Gerente de Contas da Solo Network, que explicará as principais bases do Metaverso e os planos esperados para os próximos cinco anos, também será possível conferir cases relacionados à aplicação da ferramenta na prática, a partir da exposição da Transformation Architect da KPMG, Thammy Marcato.

Diante de tantas inovações atreladas ao mercado de comunicação, o Fórum trará também na programação uma discussão sobre os aspectos jurídicos associados ao assunto. Paulo Lilla, Sócio de Tecnologia e Proteção de Dados do Lefosse Advogados, esclarecerá como essas ferramentas poderão ser utilizadas sem infringir a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

Ao promover de forma inédita um fórum exclusivo para as áreas de comunicação, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo busca incentivar seus associados a refletir sobre a importância da área para toda a estratégia de uma empresa. “Um dos principais papeis de nossa Câmara é promover e incentivar debates e a troca de boas práticas. No campo da Comunicação, área essencial em todos os níveis e departamentos de uma organização, entendemos que poderíamos contribuir ainda mais. Construímos a programação do 1º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação com o objetivo de potencializar um debate necessário e de alto nível para profissionais de comunicação e marketing”, destacou Stephanie Marcucci Viehmann, Diretora de Comunicação da AHK São Paulo.

No final do evento, participantes poderão aproveitar um coquetel de confraternização e 50 pessoas sorteadas ao longo do dia terão a oportunidade de realizar um tour exclusivo pelo Museu do Futebol.

SERVIÇO:

1º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação
Data: 25 de agosto de 2022

Horário: das 10:00 às 17:45

Local: Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-010

Patrocínio ouro: Evonik Brasil

Patrocínio bronze: BASF

Patrocínio Coffee Break: Voith

Clique aqui  para realizar sua inscrição.