Missão empresarial fomenta o intercâmbio profissional no setor de transporte na Alemanha

Foto: Divulgação House of Logistics and Mobility

Entre os dias 18 e 28 de setembro, um grupo composto por empresários das principais empresas brasileiras do setor de transportes participaram da Missão Empresarial de Aprendizagem do Transporte à Alemanha, organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), em cooperação com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Três ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), membros da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Instituto de Transporte e Logística (ITL) e do SEST SENAT também fizeram parte da delegação.

Ao longo dos onze dias de viagem, o grupo visitou três cidades alemãs reconhecidas por sua atuação no mercado de transportes: Berlim, Frankfurt e Hannover. Em cada um dos locais, os participantes puderam visitar hubs de inovação, conhecer projetos e soluções de empresas alemãs e participar de feiras internacionais do setor. Adicionalmente, a delegação teve a oportunidade de interagir com autoridades e especialistas de instituições alemãs, permitindo o networking e a troca de experiências bilaterais.

Como representante oficial da economia alemã no Brasil, a AHK São Paulo promove delegações comerciais e missões empresariais personalizadas contemplando feiras comerciais, empresas e indústrias locais e possibilitando o networking e trocas de experiência. A ação de promoção à capacitação de profissionais do transporte brasileiro faz parte do engajamento constante da CNT, do ITL e do SEST SENAT.

“As missões empresariais são plataformas eficazes de troca de experiências e desenvolvimento de novos negócios. Nosso objetivo é fomentar os negócios e a cooperação bilateral no ramo de transportes, possibilitando às empresas participantes uma verdadeira imersão no principal polo do setor do mundo.”, afirmou Dayane Riello, Coordenadora de Projetos do departamento de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Entre as empresas que receberam a delegação na Alemanha estão a Bosch, Daimler, Deutsche Bahn (DB), DHL Global Forwarding, EUREF-Campus, Garamantis GmbH, House of Logistics and Mobility (HOLM), Hubject GmbH, Iveco, MAN, nextmove, Scania, Siemens Mobility, Volkswagen AG, Volvo Trucks e Quantum.

Visita às principais feiras do setor de transporte do mundo

Um dos destaques da viagem foi a participação nas duas principais feiras de transportes do mundo, a InnoTrans, realizada de 20 a 23 de setembro, e a IAA TRANSPORTATION, que ocorreu entre 20 e 25 de setembro.  

A primeira participação aconteceu durante a cerimônia de abertura da InnoTrans, considerada a maior feira do mundo no setor ferroviário. Entre os convidados estavam o Ministro Federal do Digital e do Transporte, Dr. Volker Wissing; o CEO da Messe Berlin, Martin Ecknig; e o CEO da Deutsche Bahn, Dr. Richard Lutz. Na sequência, a delegação visitou os estandes da Siemens Mobility, referência mundial no fornecimento de soluções de transporte sustentáveis e eficientes, e da DB, referência mundial em transporte ferroviário.

A programação incluiu ainda uma visita à IAA TRANSPORTATION, considerada a mais importante plataforma do mundo para a indústria de veículos comerciais, com foco em inovações e tecnologias para ônibus, vans, caminhões e trailers. O grupo foi recebido por Sebastian Brunkow, Chefe do Departamento de Políticas para PMEs e Cadeias de Valor da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), idealizadora da feira. Após a realização de um tour pelos estandes mais relevantes da feira, a delegação foi direcionada a um espaço exclusivo para networking com a associação.

A AHK São Paulo promove regularmente delegações empresariais entre o Brasil e a Alemanha. Clique aqui para mais informações.