Modelo de ensino alemão chega ao Brasil com curso voltado para estudantes de Engenharia da Computação

Foto: Unsplash

O curso na modalidade dual foi desenvolvido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a Ânima Educação, a Duale Hochschule Baden-Württemberg e a Universidade Anhembi Morumbi

A pandemia do Coronavírus exacerbou a importância que a conectividade tem em todos as áreas da vida das pessoas. Consequentemente, a demanda por novos softwares que abarquem as necessidades pessoais e profissionais dos consumidores tem crescido, o que tornou engenheiros da computação pessoas fundamentais no mercado. Para que esses profissionais possam se capacitar de forma diferenciada com um sistema alemão de ensino, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), em parceria com a Ânima Educação, está preparando o lançamento do curso de Engenharia da Computação Dual, que combinará teoria à prática por meio do sistema alemão de ensino.

Oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi, o curso foi desenvolvido com o objetivo ensinar estudantes a lidar com hardwares e softwares, bem como a desenvolver a capacidade de análise e tratamento de dados para a tomada de decisões. Adicionalmente, o curso oferece ferramentas para formação de profissionais multifunções que consigam atender as demandas do mercado de trabalho.

“A Engenharia é uma área que está em constante transformação e, por isso, é muito importante se adequar a essas mudanças. O novo curso Dual representará um período de três anos nos quais os estudantes poderão obter curso de inglês com certificação, mentorias e análises com uso de ferramentas Assessment (Vida & Carreira) e uma experiência prática correspondente a cerca de 1.440 horas nas empresas parceiras”, explica Malte Benter, da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Este modelo de ensino é certificado pela Duale Hochschule Baden-Württenberg (DHBW), primeira instituição alemã a adotar o sistema dual voltado para os estudantes de graduação. Com a participação, as empresas se beneficiarão com a contratação de profissionais estreitamente ligados às atividades e alinhados às competências que buscam no mercado de trabalho. Outra vantagem da adoção do sistema Dual de Ensino Superior é o corte de custos de treinamento e integração, que são realizados pelas intuições de ensino. Por fim, as empresas também são reconhecidas como formadoras por seu engajamento com a educação inovadora e de qualidade.

Esses pontos são fundamentais para que os futuros profissionais possam usufruir deste momento de ascensão do setor de tecnologia. “O curso dual de Engenharia da Computação trará uma formação inovadora aos nossos estudantes. Ter a vivência universitária alinhada com a vivência na empresa supre uma das maiores dores dos estudantes que é a aproximação do acadêmico com a necessidade do mercado de trabalho”, afirmou o Diretor de Campus Vila Olímpia e Morumbi da Anhembi Morumbi e Diretor do curso, Augusto Mendes Gomes Júnior. “O nosso objetivo é formarmos estudantes preparados para o mercado de trabalho, com habilidades técnicas e comportamentais, que estejam empregados em empresas parceiras que são referência na área de tecnologia.”

A turma inaugural contará com 30 estudantes que cursarão 10 semestres, sendo quatro deles parte do Núcleo Comum da Engenharia, durante o qual os estudantes serão preparados a iniciar o curso, e os outros seis relacionados ao Ciclo Dual.

Sobre o sistema alemão dual de ensino:

O sistema Dual tem uma tradição centenária na Alemanha e caracteriza-se por um formato que oferece um aprendizado mais completo e imersivo aos estudantes. Ainda que seja muitas vezes comparado ao ensino técnico brasileiro por conta do ensino que se dá ora nas escolas profissionalizantes, ora nas empresas parceira, o Dual tem o diferencial de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre o campo de trabalho, maior carga horária, além de fomentar uma estreita relação entre estudantes, instituições de ensino e as empresas.

O Dual Superior surgiu como uma atualização desse sistema: agora, profissionais que já estão cursando o ensino superior poderão se aprofundar ainda mais em suas respectivas áreas de estudo e se beneficiar também das vantagens que essa metodologia oferece, ou seja, o desenvolvimento de competências adaptadas às necessidades do mercado e o relacionamento de longo prazo com as empresas parceiras.

No Brasil, o Dual é possibilitado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, com o apoio de instituições do governo e de patrocinadores. Enquanto os cursos técnicos já existem há mais de 40 anos no País e são voltados para estudantes do ensino superior que tiveram início em 2022, com o programa Ensino Dual Superior Contabilidade 4.0, que tem como público-alvo os profissionais da área contábil.

As empresas que tiverem interesse em participar do programa de ensino dual podem entrar em contato pelo e-mail dual@ahkbrasil.com.