MTU Aero Engines AG aumenta previsão de ganhos após o primeiro semestre de 2023

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A MTU Aero Engines AG gerou receita de €3,1 bilhões no primeiro semestre de 2023 (1-6/2022: €2,5 bilhões). Isso representa um aumento de 25%. O lucro operacional aumentou em 40%, passando de €290 milhões para €405 milhões. A margem do EBIT ajustado foi de 13,1% (1-6/2022: 11,7%). O lucro líquido subiu 45% para €300 milhões, em comparação com €207 milhões no mesmo período do ano anterior.

“Com os resultados do primeiro semestre, acreditamos que estamos no caminho certo para alcançar as metas que estabelecemos para 2023”, disse Lars Wagner, CEO da MTU Aero Engines AG. “Hoje, confirmamos nossas orientações para o ano completo.” A MTU aumentou sua previsão de ganhos em meados de junho e confirmou sua orientação de receita para 2023.

A empresa registrou maior receita em todos os segmentos de negócios no primeiro semestre de 2023.

O maior crescimento de receita foi alcançado no setor de motores comerciais, onde a receita aumentou 40% para €832 milhões (1-6/2022: €596 milhões). O principal impulsionador de receita foi o motor PW1100G-JM para o A320neo.

A receita da manutenção comercial cresceu 22%, passando de €1,7 bilhão para €2,1 bilhões no primeiro semestre de 2023. Os principais impulsionadores de receita foram o PW1100G-JM e o V2500 para a família de aeronaves A320 clássico.

Nos negócios militares, a receita cresceu 7%, para €229 milhões (1-6/2022: €213 milhões). O principal impulsionador de receita foi o motor EJ200 para o Eurofighter.

O backlog de pedidos foi avaliado em €21,9 bilhões ao final do primeiro semestre (31 de dezembro de 2022: €22,3 bilhões). A maioria dos pedidos foi para os motores V2500 e Geared Turbofan™ da família PW1000G, especialmente o PW1100G-JM.  A MTU recebeu pedidos no valor de mais de um bilhão de dólares americanos na Feira Internacional de Aviação realizada em meados de junho, esses pedidos ainda não estão incluídas no backlog de pedidos.

Ambos os segmentos operacionais da MTU melhoraram seus resultados do primeiro semestre. No negócio de fabricantes de equipamentos originais (OEM), o EBIT ajustado aumentou 59%, passando de €165 milhões para €262 milhões. A margem do EBIT ajustado aumentou de 20,4% no primeiro semestre de 2022 para 24,7% no primeiro semestre de 2023.

No negócio de manutenção, reparo e revisão (MRO), o EBIT ajustado subiu 14% para €141 milhões (1-6/2022: €124 milhões). A margem do EBIT ajustado foi de 6,8%, em comparação com 7,3% no primeiro semestre de 2022.

A MTU aumentou seus gastos com pesquisa e desenvolvimento em 17%, para €158 milhões no primeiro semestre do ano (1-6/2022: €135 milhões). “Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento estão se concentrando em tecnologias para aviação sustentável”, disse Wagner. “Em abril, adquirimos a desenvolvedora de motores elétricos eMoSys para expandir nossa expertise em eletrificação de trens de força.”

Os gastos de capital líquidos em propriedade, planta e equipamento aumentaram 23%, para €112 milhões nos primeiros seis meses (1-6/2022: €91 milhões).

A MTU também aumentou sua força de trabalho em 5%, para 11.823 funcionários nos primeiros seis meses do ano (31 de dezembro de 2022: 11.273 funcionários).

A MTU confirma sua orientação para o ano completo de 2023: A receita alvo é de €6,1 a 6,3 bilhões. A receita orgânica de motores comerciais da série deve aumentar em cerca de 30% em termos de dólar. O EBIT ajustado deve ser ligeiramente superior a €800 milhões em 2023, enquanto a margem do EBIT ajustado deverá aumentar ligeiramente em relação ao ano anterior (2022: 12,3%). O fluxo de caixa livre deverá ser ligeiramente superior ao do ano anterior em 2023 (2022: €326 milhões).