Munich Urban Colab possibilita discussões e parcerias para soluções de smart cities

O UnternehmerTUM, maior centro de startups da Europa, e a cidade de Munique se uniram em uma iniciativa com o objetivo de conectar cientistas, pessoas criativas, startups, empresas de médio e grande porte em um mesmo local, oferecendo oportunidades para networking, discussões e parcerias.

Projetado como um centro para soluções de smart cities e construído em pouco menos de dois anos,  o Munich Urban Colab é um edifício localizado na Dachauer Straße foi criado como um ponto de encontro entre acadêmicos, startups e empresas de todos os portes. São 11.000 metros quadrados de espaço útil em um terreno de 3.600 metros quadrados. “Startups e empresas estabelecidas podem entrar no Colab por meio dos programas da UnternehmerTUM “, disse Claudia Frey, diretora da Munich Urban Colab GmbH e diretora financeira da UnternehmerTUM.

Totalmente ocupado

Apesar da Covid-19, o Munich Urban Colab já estava totalmente reservado antes da inauguração oficial em junho de 2021. “Pudemos escolher quais startups e empresas se encaixam bem no contexto das smart cities”, diz Frey. “E não só no que diz respeito às suas áreas de atuação, mas também em sua iniciativa ao intercâmbio e as parcerias”.

A Hörmann Digital GmbH inicialmente procurou apenas um novo e maior escritório em Munique. Contudo, em discussões com a UnternehmerTUM, Alexander Hauswald, CEO da empresa descobriu o Munich Urban Colab e se interessou pelo conceito. “Como subsidiária do Grupo Hörmann, um grupo de empresas familiares de médio porte com sede em Kirchseeon, perto de Munique, agrupamos as competências em torno da digitalização dentro do grupo”, explicou Hauswald, enfatizando que muitos projetos são relevantes para as smart cities.

Para ele, A presença da administração da cidade, bem como a Stadtwerke München e a Münchner Verkehrsgesellschaft dentro da Munique Urban Colab, podem resultar em projetos interessantes. Além disso, o contato direto entre empresas e startups que estão trabalhando com novos modelos de negócios dentro deste centro, agrega um valor decisivo para o espaço. “Existem muitas outras empresas e organizações importantes que são essenciais para um intercâmbio ou co-working.”

Troca entre empresas de diferentes portes

BMW, Infineon, SAP e Siemens estão entre as primeiras empresas parceiras da Munich Urban Colab com departamentos de desenvolvimento ou equipes de inovação no local. “Mas as ofertas também interessam a pequenas e médias empresas e startups”, enfatizou Claudia Schlebach, que chefia o departamento de promoção corporativa da Câmara de Comércio e Indústria de Munique e Alta Baviera.

Schlebach destacou que muitos eventos, palestras e inúmeras outras oportunidades de networking e cooperação estão abertas a todos os empresários interessados. O primeiro e o segundo andar do Munich Urban Colab são de livre acesso: com cafeteria e salas de eventos que também podem ser alugadas por terceiros.

“E, claro, empresas de médio porte e startups também podem colocar colaboradores no local para trabalhar em novos desenvolvimentos e construir protótipos no MakerSpace – a oficina integrada de alta tecnologia”, disse Schlebach.

Essa possibilidade pareceu muito tentadora para Fabian Reuter – diretor da Fazua GmbH de Ottobrun: “O MakerSpace é muito bem equipado e não deixa nada a desejar”. A startup, fundada em 2014 e que hoje emprega mais de cem pessoas, desenvolve e produz um sistema de propulsão visualmente discreto para mountain bikes, bicicletas de corrida e bicicletas urbanas esportivas. “Em vista dos novos sistemas que estão por vir, estamos expandindo significativamente nossas capacidades de produção”, disse Reuter.

Para ideias iniciais »quase um lugar neutro«

Outro sistema de acionamento está sendo desenvolvido ao mesmo tempo. “Nas primeiras fases de desenvolvimento de um projeto, é importante não haver tanta troca de informações entre os colaboradores para que o mercado e a perspectiva do cliente não influenciem nos processos criativos”, disse Reuter.

Para ele, deixar a equipe de desenvolvimento trabalhar no Munich Urban Colab, ser capaz de produzir e testar protótipos é uma solução ideal. Não apenas por conta dos “locais incríveis de trabalho”, mas também por conta da diversidade de perspectivas: “O Munich Urban Colab é uma espécie de lugar neutro onde podemos sentar com concorrentes e discutir tópicos abrangentes, como por exemplo, falar na padronização da infraestrutura de e-bikes.”