Munique se torna a capital alemã para startups

Foto: Unsplash

Pela primeira vez, mais startups foram fundadas em Munique do que em Berlim em 2022. A cada 100 mil habitantes da capital do Estado da Baviera, 14,5 startups foram criadas, em oposição às 13,6 fundadas em Berlim a partir da mesma comparação. Os dados foram divulgados no Relatório da Associação Federal das Startups Alemãs (Bundesverbands Deutsche Startups e.V., em alemão).

O Ministro da Economia da Baviera, Hubert Aiwanger, comemorou o resultado e ressaltou as iniciativas do estado para impulsionar o mercado de startups. “A classificação de Munique como capital das startups só confirma o status da Baviera como o ambiente ideal para o crescimento. Nossa política econômica desempenha um papel importante nisso”, disse.

Entre as ações que impulsionam a fundação de novas empresas, o ministro apontou a alta pontuação das universidades, faculdades e institutos de pesquisa bávaros, bem como o financiamento e o investimento em pesquisa e desenvolvimento para promoção de negócios.

Ainda segundo o relatório, outro ponto forte de Munique são as muitas startups no setor B2B (sigla em inglês para designar o comércio entre empresas) e de alta tecnologia, que são mais resilientes em relação a crises.

No geral, no entanto, o número de startups em toda Alemanha caiu 18% em comparação com 2021. Por esta razão, o Ministro da Economia reiterou o objetivo do governo de continuar a expandir a política econômica focada em startups.

O Ministério da Economia do Estado Livre fornece apoio integral às startups por meio da iniciativa Gründerland Bayern. Como plataforma central de informações para startups na Baviera, o programa reúne ofertas de orientação para todas as fases da startup, oferece uma visão geral das ofertas de suporte e das pessoas de contato na Baviera, além de proporcionar insights nos bastidores do ecossistema de startups.