Negócios liderados por pessoas negras recebem consultoria da SAP

Foto: Unsplash

A SAP Brasil finalizou a primeira turma do programa Pro Bono para Equidade Econômica, criado globalmente pela empresa para fomentar negócios liderados por pessoas negras. Funcionários da SAP América Latina e Portugal dedicaram aproximadamente duas mil horas de trabalho voluntário oferecendo consultorias especializadas para os líderes das empresas Wakanda Educação Empreendedora, Seja Troca, Parças, Conta Black, Free Soul Food, Info Preta, Mandinga de Favela e Clubinho Preto.

Os gestores das empresas se candidataram para o programa e apresentaram necessidades específicas para melhorar o negócio. Durante seis semanas, uma equipe de 24 funcionários, a maioria brasileiros, ofereceu de forma gratuita e virtual habilidades, talentos e experiências de mercado para auxiliar as empresas na solução de problemas e na implementação de ações para impulsionar os negócios.

“Para os funcionários da SAP comprometidos com o voluntariado, esta foi uma oportunidade fundamental de contribuição pessoal e profissional para a equidade racial na economia, pois visou beneficiar diretamente o empreendedorismo negro e toda a comunidade que se beneficiará dos produtos e serviços oferecidos por essas oito empresas participantes do projeto. A inovação exige diversidade de pensamentos e de vivências. Estamos antenados com as oportunidades e focados não apenas nas habilidades técnicas, mas também em todas as necessidades sociais e econômicas para a transformação de empresas em negócios sustentáveis”, destaca Luciana Coen, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da SAP Brasil.

Os negócios beneficiados atuam nas áreas de produção cultural, tecnologia, alimentação inclusiva, educação para empreendedores e finanças, todas com cunho social e direcionadas para apoiar pessoas da comunidade negra, de mulheres e LGBTQIA+. Todas receberam consultoria customizada de acordo com as necessidades, com atividades como desenvolvimento de estratégia e planejamento, design thinking, recursos humanos, contabilidade e finanças, marketing e relações públicas, análise e gestão de dados, entre outros.

O programa Pro Bono para Equidade Econômica é uma iniciativa realizada pela SAP em parceria com a PYXERA Global, que visa o desenvolvimento de competências e aprimoramento do modelo de gestão e atuação. O programa, que apoia movimentos de justiça social e racial, teve seu piloto nos Estados Unidos, em 2020, e este ano está sendo expandido para a África do Sul, Reino Unido e Brasil.

A próxima turma ainda não tem agenda definida, mas as empresas interessadas em participar podem acessar o regulamento no site https://www.pyxeraglobal.org/equidade-economica-brasil/ e ficarem atentas para a divulgação do período de inscrição.