Aldeias Infantis SOS distribui mais de 99 mil refeições para combater a insegurança alimentar

Foto: Shutterstock

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar. Nos últimos anos, enquanto os alimentos processados se tornaram mais baratos, ficou mais difícil o acesso às opções mais saudáveis.

Atentas a esse cenário, a Aldeias Infantis SOS e a Herbalife do Brasil, por meio de sua organização filantrópica Herbalife Nutrition Foundation (HNF), se mobilizaram para apoiar a alimentação de crianças, adolescentes e famílias assistidos pela Organização e distribuíram mais de 99 mil refeições saudáveis em 2023.

A ação foi promovida nas cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias e Mata de São João, na Bahia, e em Caicó, Mossoró e Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 100 crianças e adolescentes em situação de acolhimento, afastadas do cuidado parental, e mais de 350 meninos, meninas e famílias assistidos pelo Fortalecimento Familiar, serviço que visa manter as famílias unidas.

No acolhimento, a maioria das crianças vieram de uma realidade árdua, que muitas vezes inclui a insegurança alimentar severa. Hoje, após serem acolhidas pela Aldeias Infantis SOS, elas desfrutam de refeições balanceadas e saudáveis. “Esse projeto faz toda a diferença na casa. As crianças gostam e conseguimos fazer vários lanches diferentes com frutas e verduras. Todos aqui amam suco e todos os dias oferecemos sucos naturais”, destaca a cuidadora residente, Marluce Pereira, 50 anos, da Casa Lar de Camaçari (BA).

Já nos serviços de Fortalecimento Familiar, houve uma ação de sensibilização sobre a importância do consumo de alimentos nutritivos a fim de evitar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Além disso, ao fornecer alimentos saudáveis, o projeto apoiou a melhoria do desenvolvimento físico e cognitivo dos assistidos, especialmente de crianças, que estão em fase de crescimento.