A ams OSRAM, líder global em soluções ópticas, apresenta uma inovação em iluminação automotiva com o lançamento do EVIYOS® 2.0, um novo tipo de LED inteligente multipixel que possibilita o funcionamento totalmente adaptativo e dinâmico dos faróis, além de projeção de imagens.
O produto pode iluminar seletivamente a estrada à frente para maximizar a visão do motorista no modo de luz alta, sem criar o ofuscamento normalmente experimentado por outros usuários da estrada. Os 25.600 LEDs individualmente controláveis do chip, com um passo de pixel de 40 µm, também podem projetar imagens em alta resolução na superfície da estrada, por exemplo, para exibir símbolos de aviso ao motorista ou a outros usuários da estrada, ou para guiar o motorista ao redor de obstáculos.
O uso do produto pode melhorar a segurança rodoviária, aumentando o tempo de reação dos motoristas a perigos que seriam parcialmente ocultos com faróis convencionais. A visão superior da estrada também promete transformar a experiência do motorista durante a condução noturna, tornando-a mais fácil e segura.
Até o momento, muitos recursos de segurança automotiva foram projetados para manter o motorista e os passageiros dentro do veículo em segurança. Por meio da capacidade de projetar imagens na estrada durante a noite, o carro se comunica de novas maneiras tanto com o motorista quanto com os outros ao redor do veículo. Por exemplo, faróis baseados no EVIYOS® 2.0 podem projetar um símbolo de floco de neve na superfície da estrada para alertar sobre condições de gelo ou escorregadias, ajudando a aumentar a conscientização do perigo e, assim, reduzir o risco de acidentes.
A tecnologia é resultado de 10 anos de contínuo desenvolvimento de engenharia na ams OSRAM e está agora em produção.
O produto EVIYOS® 2.0 é composto pelo emissor multipixel e um driver que controla individualmente o funcionamento de cada um dos 25.600 LEDs. Nos sistemas Adaptive Driving Beam, o farol multipixel é montado em um conjunto de farol com lente e combinado com uma câmera inteligente para escanear a cena à frente do veículo. Isso permite que o farol, no modo de luz alta, desligue dinamicamente LEDs suficientes para evitar o ofuscamento de outros usuários da estrada, ao mesmo tempo que maximiza a visão do motorista da estrada. O controle dinâmico de LEDs individuais também permite que o farol projete de forma precisa ao longo de curvas, estendendo a visão do motorista da estrada à frente.