Nova geração da transmissão ZF equipa linha Sprinter, lançada pela Mercedes-Benz em outubro

Foto: Divulgação / ZF.

A nova geração da transmissão mecânica de seis marchas 6S 480 da ZF equipa a nova linha Sprinter, lançada pela Mercedes-Benz para o mercado brasileiro em outubro. Produzida na fábrica da ZF em Sorocaba, SP, a nova transmissão tem diversos novos atributos desenvolvidos especialmente para a os novos modelos vans, furgões e chassi com cabina. Em relação à transmissão 6S 450 que equipava o modelo anterior da Sprinter, a nova transmissão traz uma série de novidades. O novo modelo tem novo escalonamento de marcha, sensor de identificação de marcha e preparação para montagem de PTO para tomada de força.  

A ZF está fornecendo três derivações da transmissão 6S 480 para os modelos da nova linha Sprinter. Desde a versão básica, até a versão com o sensor de identificação de marcha e uma terceira variante com disponibilidade para instalação de tomada de força (PTO – Power Take Off), com a função de fornecer força motriz para implementos como caçambas, bombas de água, entre outros. 

Como resultado de um trabalho de personalização no desenvolvimento da transmissão para a Mercedes-Benz, a engenharia alcançou a otimização em vários itens em relação à transmissão utilizada anteriormente. “Houve uma redução de peso de 3%, com dois quilos a menos na transmissão, redução de 10% de óleo para versão sem preparação para PTO e aumento de 6% de torque, dependendo da aplicação. Adicionalmente, a 6S 480 trouxe melhor conforto de engate, reforçando ainda mais a sua posição de excelência neste quesito no segmento. Além dessas vantagens, alcançamos uma transmissão que contribui com o meio ambiente, não só em relação à sua maior eficiência, como também à redução na utilização de óleo” completa Israel Valle, Head de Negócios e Engenharia da Divisão de Transmissões Comerciais da ZF América do Sul. 

De acordo com o executivo, o novo sensor de identificação de marcha foi introduzido pela primeira vez na linha de produção de Sorocaba para o segmento de veículos comerciais leves. O sistema traz recursos que estão chamando atenção dos clientes finais, principalmente em relação à segurança e conforto de dirigibilidade. Além de fazer a leitura sobre qual marcha está sendo engatada durante a condução do veículo, com o identificador é possível implementar o sistema de assistente de partida em rampa, assim como câmera de ré. 

Além de mais leve, a transmissão idealizada para a nova linha Sprinter traz um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marcha e um novo escalonamento. 

A transmissão 6S 480 é ideal para aplicação em veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S 480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em veículos de até sete toneladas e 480 Nm para caminhonetes de médio porte.