Nova manta de prensa da Voith reduz as paradas não planejadas e aumenta a eficiência

Foto: Divulgação Voith

Quebras e atolamentos de papel estão entre os problemas cada vez mais raros – mas reais – na fabricação de papel. Esse tipo de incidente, no entanto, pode provocar danos invisíveis na parte interna de mantas de prensa. A manta de prensa QView, a mais recente integrante da família QualiFlex, foi projetada para revelar esses danos internos e, assim, ajudar os fabricantes de papel a adotar as medidas corretivas necessárias antes da ocorrência de falhas graves.

A inovadora manta de prensa é uma solução de manutenção preditiva que pode ser utilizada em máquinas de papel cartão e embalagem, e complementa o portfólio comprovado e estabelecido das mantas de prensa QualiFlex da Voith.

As vantagens do QView são garantidas por dois recursos exclusivos e inovadores: a combinação de um óleo de lubrificação tingido com um poliuretano de cor especial da manta da prensa. As fissuras existentes na manta de prensa absorvem o óleo tingido que, quando exposto à luz UV, torna-se visível em razão do forte contraste gerado na área do dano.

Graças às propriedades e à cor especial da inovadora manta de prensa, a luz UV atravessa a manta, o que facilita sua inspeção e manutenção preditiva. Assim, o QView funciona como um sistema de alerta precoce que ajuda a reduzir as paradas não planejadas da máquina – o que se traduz em aumento de eficiência operacional e economia de custos.

“A manta de prensa QView não só garante um excelente desempenho operacional: também oferece excelente resistência a fissuras e previne vazamentos de óleo. Combinado com a detecção precoce de danos, a manta de prensa QView facilita a vida do cliente e economiza recursos”, diz Christina Bauer, Gerente Global de Produtos da Seção de Prensas e QualiFlex da Voith Paper. Quando submetida à luz UV, a manta de prensa QView da Voith revela as rachaduras invisíveis graças às propriedades especiais do seu material.