A possibilidade de reciclar até 100% das matérias-primas na produção do asfalto sem perda de qualidade é a proposta do novo rejuvenescedor da BASF. Como primeiro rejuvenescedor orgânico do mundo baseado em resina totalmente natural, o aditivo de alto desempenho melhora as propriedades do betume desgastado e endurecido, melhorando inclusive a qualidade do asfalto reciclado (RAP).
“Com excelentes resultados em testes internos e de universidades, foi verificado que o produto nos permite atender à necessidade renovação dos pavimentos já existentes e de construção de estradas sustentáveis”, afirma Camilo Alvarado, Marketing Industrial de Dispersões, Resinas e Aditivos da BASF da América do Sul. “O rejuvenescedor permite usar menor quantidade de novos materiais e leva a uma redução importante no consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa”, complementa.
Com o aumento da mobilidade, além da necessidade de construção de novas estradas, uma grande parte do pavimento existente necessita de renovação devido ao envelhecimento do asfalto antigo, com desgaste do ligante, comprometimento da resistência e fissuras na superfície. A reciclagem do asfalto evita também o descarte de grandes quantidades de resíduos.
Resina natural
Com base renovável, as matérias-primas utilizadas para produzir o rejuvenescedor têm origem no subproduto agroindustrial da castanha de caju (LCC), que não está em conflito com áreas agrícolas ou com florestas naturais/tropicais. Feito 100% em resina polimérica, não contém solventes e usa energia renovável em sua produção. Devido à natureza de base biológica, as emissões de CO2 são reduzidas pela metade, uma das maiores reduções conhecidas nas indústrias pesadas.
O betume envelhecido do pavimento pode então ser utilizado na reciclagem do asfalto adicionando uma pequena quantidade de agente rejuvenescedor às misturas. Na Europa, o uso do asfalto reciclado (RAP) nas camadas inferior e intermediária está sendo ampliado para uma média de 80% com possibilidade de reciclagem de até 100%.
Recentemente, a BASF levou estas e outras soluções ao XXII Congresso Ibero Latino-Americano de Asfalto, evento internacional voltado para a construção de estradas e tecnologias de asfalto, que aconteceu este ano em Granada, na Espanha. O Coordenador do laboratório de aplicações da BASF, Luis Borrero e a equipe da companhia realizaram quatro palestras técnicas mostrando o compromisso com a criação de soluções sustentáveis, duráveis, seguras e eficientes para a indústria da construção e asfalto na América do Sul. As apresentações abordaram o impacto do cimento para estabilizar os solos, os benefícios do uso da emulsão trackless bondcoat, a melhoria da segurança viária com slurry seal colorido e a implementação de rejuvenescedores para otimizar o desempenho do asfalto reciclado (RAP).
A BASF tem trabalhado em soluções novas e sustentáveis para misturas asfálticas na plataforma central Asphalt Performance e mantém dois laboratórios em Ludwigshafen e Trostberg destinados ao desenvolvimento de novos aditivos de alto desempenho para construção de estradas. Além de oferecer soluções de polímeros para todos os tipos de aplicações de pavimentação asfáltica, a empresa é um dos principais fornecedores mundiais de borracha de estireno-butadieno (SBR) de alta qualidade para a modificação de emulsões betuminosas para aplicações de mistura a frio.