Novo sistema de corte de bordas Voith EdgeSaver economiza fibras virgens e energia

Foto: Divulgação Voith.

Com a nova solução de corte de borda EdgeSaver, a Voith aumenta o seu portfólio de produtos para estabilizar a borda da folha na caixa de entrada. O inovador sistema apara a borda da folha no jato de massa que sai da caixa de entrada. Isso proporciona aos produtores de papel não apenas economias de matérias-primas valiosas, como fibras virgens, mas também economia de energia.

Em máquinas de múltiplas camadas, os sistemas convencionais de corte só aparam as bordas da folha depois do rolo couch, o que faz com que as aparas contendo matérias-primas diferentes só possam ser reutilizadas no ciclo de massa de menor qualidade. Já o design inovador da lâmina do EdgeSaver oferece uma solução simples e de baixo consumo de energia para aparar a borda da folha diretamente no jato da caixa de entrada da máquina de papel.

As fibras que excedem a largura desejada do papel não são perdidas no pulper da seção de formação, já que são recuperadas antes de a suspensão chegar à tela. Assim, a massa separada pode retornar diretamente ao ciclo de massa de fibras primárias em um único processo de depuração. Além disso, a largura da folha pode ser ajustada às diferentes necessidades do cliente ainda na parte úmida, o que é uma enorme vantagem – principalmente para a produção de tipos de papel com diferentes larguras finais. Com isso, o EdgeSaver ajuda a reduzir significativamente os custos com matérias-primas, o que também se traduz em uma menor pegada de carbono da produção de papel.

“Como o EdgeSaver da Voith nos ajuda a reutilizar as fibras de alta qualidade, reduzimos nosso consumo de energia e, com isso, nossa pegada de carbono. Isso significa que, além de mais sustentável, nossa produção também se tornou mais econômica,” explica Oliver Kern, gerente de fábrica da Papier-und Kartonfabrik Varel.

O EdgeSaver também oferece uma excepcional melhora na qualidade do papel. Sua proteção lateral patenteada, em formato de S, minimiza as ondas nas bordas da folha, o que melhora sua estabilidade e facilita a passagem de ponta na seção de prensas. A vedação em Teflon na parte inferior da proteção lateral garante a melhor vedação junto à tela e, pela primeira vez, essa vedação pode ser ajustada durante a operação da máquina.

O sistema EdgeSaver pode ser montado em caixas de entrada de qualquer fabricante. Sua instalação é feita em ambos os lados da caixa de entrada, e pode ser concluída em poucas horas, durante uma parada da máquina. A troca de telas formadoras tampouco é um problema, já que seu engenhoso dispositivo giratório permite a troca das telas sem a necessidade de reconfigurar o EdgeSaver.

“O EdgeSaver nos permite variar a largura da folha de papel sem mudanças no layout da máquina. Mesmo com mudanças nos parâmetros de produção, conseguimos produzir sem restrições, reduzindo as quebras de folha e as perdas de produção provocadas por defeitos nas bordas da folha”, diz Andreas Jaeger, gerente de fábrica da MM Neuss GmbH.