Novos ônibus Mercedes-Benz economizam até 10% de combustível nas elevadas altitudes dos Andes

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Lançados no último mês de julho, os novos chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz para países da região andina e da América Latina – O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv Euro 5 – chegaram ao mercado após um intenso programa de testes sob condições severas em grandes altitudes de estradas peruanas, a mais de 4.000 metros, a fim de avaliar performance, consumo, robustez e segurança.

“Os testes na Cordilheira dos Andes no Peru nos trouxeram um excelente resultado: os novos ônibus O 500, mais potentes, chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio atual, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon, eixos traseiros robustos e gerenciamento eletrônico”, afirma Jens Burger, Diretor Geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas condição comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos modernos ônibus O 500 oferecem alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

O 500 foi testado em trajetos severos e condições extremas

Os testes no Peru, em condições similares às operações regulares dos ônibus O 500 em grandes altitudes, envolveram trajetos muito severos, com várias adversidades, estradas em boas condições e também algumas não pavimentadas, inclinações acentuadas e temperaturas baixas.

Antes da etapa peruana, os novos ônibus foram submetidos a testes de durabilidade e performance no Brasil e no México, onde atualmente já estão com mais de 400.000km. No Chile, foram realizados ajustes finos do trem de força e análises de partida em frio e saídas em rampas.

“Esses veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura. O desenvolvimento foi pensado em atender principalmente às operações de transporte rodoviário de passageiros na região andina, como de fretamento no segmento da mineração e turismo”, ressalta Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina. “No Peru, alguns testes contaram com a participação de motoristas instrutores de empresas clientes, que puderam experimentar o desempenho do novo O 500 em primeira mão e verificar a economia no consumo além de conhecer detalhes das tecnologias de segurança e de auxílio à condução”.