Novos ônibus Volkswagen estreiam tecnologias para segurança ativa de série

Foto: Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus

A linha Volksbus inaugura uma nova era de segurança ativa no transporte de passageiros no Brasil, com um pacote de tecnologias de série que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são algumas das soluções de inteligência embarcada nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.

O assistente de partida em rampa (HSA, da sigla em inglês), por exemplo, impede que o veículo retroceda em aclives e o libera gradativamente durante a aceleração. Muito comum em modelos equipados com caixa automatizada ou automática, o grande benefício é que está disponível também para transmissão manual. Isso facilita inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha.

O controle de estabilidade (ESC), por sua vez, evita derrapagens porque detecta qualquer desvio da trajetória determinada pelo volante de maneira a trazer o veículo de volta, sem qualquer necessidade de intervenção do motorista para tal. Essa tecnologia é de última geração, alinhado ao que se encontra em automóveis por todo o mundo.

A inteligência embarcada do veículo faz com que o sistema ESC trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios e o controle de tração (ATC), da sigla em inglês). Neste último, sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

Completam esse pacote de série o sistema antitravamento das rodas e para distribuição de frenagem (ABS e EBD respectivamente). Outro item importante presente na linha Volksbus para segurança dos passageiros é bloqueio de partida do ônibus com suas portas abertas, que impede também que as mesmas sejam abertas em movimento.