O Grupo Pilz obteve vendas recordes e se vê bem posicionado para futuros desenvolvimentos

Foto: Divulgação Pilz

O ano fiscal de 2021 foi um ano recorde para o Grupo Pilz. A perito em automação segura registrou um faturamento de 348,4 milhões de euros, um aumento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior. Isto significa que após a crise econômica global, o ataque cibernético, a pandemia do coronavírus e apesar dos contínuos gargalos de fornecimento, a empresa familiar ultrapassou o nível de faturamento do ano pré-crise de 2018 e está novamente em crescimento. Para 2022, a empresa antecipa um ano desafiador, mas olha confiante para o futuro.

“Os últimos anos não têm sido fáceis para nós e têm desafiado todos os funcionários da Pilz em todo mundo, todos os dias. O resultado para 2021 é a confirmação de que nossos esforços valeram a pena. Continuamos crescendo juntos. Meu irmão e eu somos muito gratos por isso”, explica Susanne Kunschert, Sócia-Gerente da Pilz GmbH & Co.KG. “A Pilz foi testada na crise, mas emergiu mais forte. Somos incansáveis, temos flexibilidade e acima de tudo a capacidade inovadora de nossos funcionários para agradecer por isso”.

Aumento de pessoal planejado para 2022
Com 2.335 funcionários (até 31/12/2021), o número de funcionários em todo o mundo caiu 1,3% em comparação com os 2.366 funcionários no ano anterior. O número de funcionários na Alemanha também diminuiu apenas ligeiramente: de 1.012 em 2020 para 993 em 2021 (-1,9%). Foi possível evitar demissões compulsórias em virtude da crise econômica mundial. Em 2022, a empresa familiar tem o objetivo de recrutar mais funcionários. A Pilz continua comprometida com seu programa de formação profissional: 14 aprendizes começaram na sede da empresa em 2021, incluindo seis alunos da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Württemberg. 

Inovação em processos e produtos
A Pilz continua a realizar extensas e intensivas atividades de pesquisa e desenvolvimento, ampliando sua liderança técnica. No final do ano, cerca de 21% do total da força de trabalho mundial trabalhava na área de pesquisa e desenvolvimento. Em termos de conteúdo, a Pilz foca suas atividades de desenvolvimento no tema de Security: “Como fabricante de soluções de automação segura, nos concentramos igualmente nos aspectos de Safety e Security industrial”, explica Thomas Pilz, Sócio-Gerente. Por isso, a empresa acrescentou aos seus processos de desenvolvimento já “seguros”: A TÜV Süd certificou o desenvolvimento de produtos da Pilz de acordo com a norma de segurança industrial IEC 62443-4-1.
A Pilz vê um potencial de crescimento adicional na tecnologia . Para este fim, a empresa criou sua própria unidade de negócios “Railway”. Ela agrupa as atividades da Pilz no mundo inteiro para desenvolver estrategicamente o portfólio para a indústria metroferroviária com suas exigências específicas.

Confiança no futuro
A Pilz espera outro ano desafiador em 2022. Embora a entrada de pedidos tenha permanecido em níveis recordes até agora, a aquisição de componentes eletrônicos, metais e granulados plásticos continua extremamente difícil. Além disso, devido à guerra da Ucrânia, são esperados novos aumentos nos custos de matérias-primas e despesas com materiais. 
Susanne Kunschert explica: “Permanecemos no modo de crise. A equipe da Pilz continua próxima em todo o mundo e queremos continuar trabalhando uns para os outros e uns com os outros para nossos clientes. As relações com nossos clientes e parceiros comerciais nos dão uma força adicional. Olhamos para o futuro com confiança”.