O primeiro smartphone de fibra de carbono do mundo possui composto da LANXESS

Foto: Divulgação LANXESS

Um smartphone que estabelece novos padrões de leveza, design, elegância e sustentabilidade está fazendo sua estreia no mercado em março: o Carbon 1 MK II da startup Carbon Mobile, com sede em Berlim. O material de base para a produção da caixa é um composto termoplástico da linha de produtos Tepex Dynalite da LANXESS, reforçado com tecidos de filamentos contínuos de fibra de carbono 1K incrivelmente finos. “Nosso material composto, que desenvolvemos para componentes extremamente leves sujeitos a considerável estresse mecânico, faz mais do que apenas permitir espessuras de parede excepcionalmente finas. Na verdade, com seu alto grau de resistência e rigidez, ele também ajuda a tornar o material muito resistente para o uso diário”, explicou Philipp Genders, especialista da Tepex em desenvolvimento de aplicativos na LANXESS. “Além disso, as fibras de carbono preto fosco dão ao smartphone uma aparência verdadeiramente de alta tecnologia”, complementa o executivo.

Apesar de suas propriedades avançadas para a produção de estruturas resistentes, porém leves, as fibras de carbono se comportam como uma blindagem eletromagnética. Isso significa que eles bloqueiam os sinais de rádio, formando uma gaiola de Faraday que, em vez de permitir a passagem dos sinais, os dispersa pelo corpo externo do dispositivo. Dispositivos conectados com fibra de carbono, por esse motivo, têm sido vistos como uma impossibilidade pela indústria de tecnologia.

Após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, os engenheiros da Carbon Mobile desenvolveram um processo revolucionário para desbloquear o potencial da fibra de carbono para dispositivos conectados. A tecnologia patenteada HyRECM (Hybrid Radio Enabled Composite Material) funde fibras de carbono com um material composto complementar capaz de permeação de sinal de RF. Para aumentar ainda mais a conectividade dos dispositivos, uma tinta condutora impressa em 3D exclusiva é integrada à estrutura de fibra de carbono. O resultado é o primeiro material à base de fibra de carbono “habilitado para rádio”.

Aplicada pela primeira vez no Carbon 1 MK II, a nova tecnologia produz uma estrutura robusta baseada em fibra de carbono que não é apenas incrivelmente fina e leve, mas também feita de menos de 5% de plástico.
Eric Chan, do parceiro de processamento Modern Composites Ltd, disse: “A LANXESS e seus materiais Tepex tornaram-se o parceiro perfeito no desenvolvimento da Tecnologia HyRECM. Ser capaz de trabalhar com um material superior da Alemanha garante a melhor aplicação possível desta tecnologia revolucionária desde o lançamento. “

Seguindo o mesmo princípio de construção do chassi de suporte de carga de um carro de Fórmula 1, a carcaça é projetada como um monocoque, ou “carcaça única”. Como resultado, ele otimiza o uso da extrema rigidez do plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Isso contribui significativamente para as espessuras de parede finas e baixo peso do smartphone e permite a miniaturização. Isso ocorre porque não há nenhum reforço volumoso ocupando espaço no interior da caixa. De acordo com Khalifeh, “Nosso design monocoque de ponta permite um dispositivo que pesa apenas 125 gramas, um terço mais leve do que os smartphones convencionais. Com apenas 6,3 milímetros, também é 25 por cento mais fino. “