Ônibus eCitaro da Mercedes-Benz eletrifica rotas intermunicipais na Alemanha

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A eletromobilidade por ônibus é geralmente associada ao transporte urbano das grandes cidades em áreas com muitos habitantes. No entanto, o eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz consegue ir além das aplicações convencionais. No início deste ano, a empresa alemã de transportes Ludwigslust-Parchim (VLP), que opera no sudoeste da região de Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha, recebeu o último lote de 15 veículos que fazem parte da grande encomenda composta por 45 eCitaros.

“É incrível notar a flexibilidade do nosso ônibus eCitaro totalmente elétrico”, afirma Mirko Sgodda, Chefe da área de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Ficamos deslumbrados com toda a qualidade apresentada em sua operação como ônibus intermunicipal, demonstrada por meio de equipamentos customizados e um conceito sofisticado na operação da Ludwigslust-Parchim.”

A fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na parte dianteira do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas. Além disso, os ônibus também apresentam revestimento das paredes internas em feltro, conectividade Wi-Fi (rede local para conexão sem fio) e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais agradável para os usuários.

Os motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado, espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a largura da porta da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas irregulares e terrenos difíceis.

Esses ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como assistente de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução econômica (Eco Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha um estilo de condução mais moderado, e câmera de ré. Destaque também para o sistema de frenagem de emergência (Preventive Brake Assist), equivalente ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz do Brasil.

Treze locais de operação e 49 postos de recarga de baterias

Com uma frota de cerca de 200 ônibus, a VLP opera, atualmente, 172 rotas em sua região. Dessa forma, com o volume de veículos adquiridos, aproximadamente um ônibus em cada quatro será substituído por um eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz. Por circularem em áreas com baixa densidade populacional e numerosas vilas, os ônibus da empresa requerem muita autonomia. Com uma capacidade total de 378 kWh e duas posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo dianteiro e traseiro, a tecnologia de baterias do eCitaro proporciona uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda. Além disso, a VLP possui uma organização decentralizada que favorece o uso de ônibus elétricos. São 49 postos de recarga de baterias, que serão estabelecidos em 12 dos 13 locais de operação com 100% dessa eletricidade vindo de fontes de energia renovável.