Óptica dupla da TRUMPF deixa a manufatura de e-motors mais produtiva

Foto: Divulgação TRUMPF

A empresa de alta tecnologia TRUMPF desenvolveu uma óptica dupla (Dual PFO) que reduz tempos de ciclo em soldagem automatizada em até 30%, por exemplo nos pinos de motores elétricos. “A solução idealmente complementa nosso sistema de tecnologia a lazer e é adequada para muitas aplicações, por exemplo em eletromobilidade” disse Matthias Beranek, Gerente de Indústria Automotiva da TRUMPF. A empresa de alta tecnologia apresentará o Dual PFO na principal feira LASER – World of Photonics em Munique.

A óptica dupla reduz tempo de ciclo na produção

A soldagem de pinos de motores elétricos deve sempre ser de constante alta qualidade. Caso contrário, os motores elétricos serão defeituosos. Como os pinos são muito finos, o processo de soldagem é considerado muito exigente. Para atingir alta qualidade, a PFO sempre mede a posição dos componentes primeiro, antes que o processo de soldagem comece. Diferente de um PFO normal, o Dual PFO mede e solda em paralelo. “Usuários economizam muito tempo e dinheiro na sua unidade de produção como resultado. A óptica dupla pode também ser combinada com nosso novo processamento de imagem, que é baseado em inteligência artificial. Isso aumenta a produtividade do Dual PFO ainda mais” diz Beranek.

O Dual PFO solda componentes particularmente grandes mais rapidamente

O Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de um PFO normal. A solução é então particularmente adequada para o processamento de grandes componentes como motores elétricos. Usuários podem soldá-los com o Dual PFO sem mover a peça de trabalho ou a óptica de focagem. “O sistema é versátil e é adequado para outros grandes componentes, como baterias para carros elétricos” disse Beranek.