OPTIMA e Voith firmam parceria na área de desenvolvimento

Foto: Divulgação Voith

No final de 2020, o Grupo Optima e o grupo de tecnologia Voith firmaram uma parceria na área de desenvolvimento de produtos. O objetivo da aliança é desenvolver soluções sustentáveis para embalagens de papel. Esta é a primeira vez que duas empresas que atuam em diferentes etapas da cadeia de suprimentos trabalham juntas para o desenvolvimento de alternativas ambientalmente sustentáveis às embalagens plásticas.

“A Voith e a Optima têm um DNA corporativo semelhante e temos certeza de que uma maior sustentabilidade só poderá ser alcançada por meio de colaborações ao longo de toda a cadeia de suprimentos”, afirma Dominik Broellochs, gerente de sustentabilidade da Optima.

“A Optima tem grande experiência em uma ampla gama de soluções de embalagens, incluindo as variantes de papel. A Voith, por sua vez, pode complementar a Optima com seu conhecimento técnico e suas muitas décadas de vivência em todas as áreas do processo de produção papeleira”, afirma Johann Moser, vice-presidente sênior de tecnologias estratégicas da Voith Paper.“ A Optima é uma parceira estratégica que contribuirá para o desenvolvimento de novas seções de máquina de papel destinadas à produção de papéis base altamente moldáveis para embalagens.”

As equipes interdisciplinares criadas em ambas as empresas estão cooperando intensamente para formular novas soluções. O escopo do trabalho da parceria também incluirá a análise cuidadosa dos grupos de produtos que foram preliminarmente considerados inadequados ou inviáveis para soluções de embalagens de papel.

Os parceiros estão trabalhando juntos para encontrar as melhores soluções para o futuro. “Vemos um enorme potencial ainda não explorado em diversas aplicações de embalagens de papel e estamos felizes pela oportunidade de trabalharmos em parceria com a Voith”, diz Broellochs.