Parceria entre Bayern de Munique e Adobe redefine a experiência dos fãs

Foto: Divulgação Adobe

A Adobe, multinacional da tecnologia, e o Bayern de Munique, um dos clubes de futebol mais antigos no mundo, anunciaram no dia 3 de agosto uma parceria com o objetivo de impulsionar a transformação digital do clube. A parceria visa trazer experiências novas e personalizadas para os milhões de fãs ao redor do mundo, além de aumentar a eficiência e a sustentabilidade dos processos de negócios por meio das soluções da Adobe.

Como a comunidade global de fãs do Bayern de Munique continua crescendo, o clube quer engajar seus fãs ainda mais. Com a tecnologia da Adobe, o recordista alemão tem a oportunidade de entender melhor o perfil dos torcedores e oferecer a eles experiências esportivas mais atraentes e personalizadas.

A Adobe Experience Cloud, que inclui a plataforma de dados do cliente (Customer Data Platform), permite criar perfis personalizados dos fãs, que ajudam o clube em entender como os torcedores se envolvem com a marca e a construir uma relação ainda mais pessoal com o time. Em dias de jogos, por exemplo, os fãs se beneficiam de uma experiência geral otimizada, por meio de informativos sobre descontos e disponibilidade de ingressos de última hora.

Com mais experiências digitais em todas as plataformas, canais e dispositivos, os fãs estarão sempre acompanhando o clube, seja no estádio, na estrada ou em casa. Quando um gol é marcado, os fãs receberão todos os detalhes em seu canal e dispositivo preferidos para celebrar o momento em tempo real, além de comentários e destaques do jogo, que também chegam diretamente aos fãs.

O Bayern de Munique utilizará o Adobe Document Cloud para digitalizar a colaboração com os seus fãs, funcionários e parceiros. A ferramenta permite assinar os contratos de forma mais rápida e segura, além de reduzir o impacto ambiental graças ao fluxo de trabalho sem papel.

Segundo o Diretor Executivo do Bayern de Munique, Oliver Kahn, o fãs de clube querem cada vez mais maneiras de se aproximar do clube e de seus jogadores. “Estamos investindo em uma estratégia digital de longo prazo, com a ampla gama de aplicativos da Adobe como centro para aprofundar as interações dos nossos fãs com o clube e engajar a próxima geração de fãs”, afirmou.

Já o Presidente Digital Experience Business da Adobe, Anil Chakravarthy, acredita que essa parceria proporcionará a oportunidade de criar experiências personalizadas em tempo real. “O FC Bayern tem milhões de fãs ao redor do mundo. Assim como no estádio, o clube está liderando o caminho para recriar a experiência dos fãs.”

Por fim, o Diretor Administrativo e Vice-Presidente na Adobe Europa Central, Christoph Kull, se mostrou entusiasmado com a colaboração. “Eu mesmo sou de Munique e estou ainda mais satisfeito que as duas instituições que jogam a Champions League em suas respectivas áreas tenham se encontrado e compartilham os mesmos valores”, disse.